A arte do fracasso: Alex Johnson ensina que há muito mais que força em um V13

Não é segredo para ninguém que no universo da escalada uma parcela de escaladores que se dedicam a “masturbar um grau” realizando infinitas tentativas de encadenamento. Há, inclusive, algumas mídias que se dedicam a perpetuar este tipo de filosofia de vida que também levanta bastante polêmica.

Sem tomar partido de ninguém que se dedica a alimentar a sua vaidade pessoal colecionando números, nem muito menos a não buscar uma evolução própria no esporte, a noção de “fracasso” na escalada é uma análise bastante difícil de ser realizada. Não é simples e, com certeza, demandaria muitas horas de ponderações, análises (individuais e coletivas) e bastante suposição em vez de uma conclusão definitiva.

alex-johnson-3

A escaladora Alex Johnson viajou até o estado americano da California, mais precisamente no lugar de escalada conhecido como Bishop, para tentar encadenar o highball (linha de boulder alta e que pode lesionar seriamente um escalador) “The Swarm” graduado em V13 (8b na graduação francesa).

O resultado disso tudo foi capturado no vídeo “The Art Of Failure” – uma inspiradora, e importante, lição de Alex Johnson sobre aprendizado que somente os grandes escaladores já receberam.

alex-johnson-2

alex-johnson-1

 

Comente agora direto conosco

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.