50 anos da marca Patagonia

Yvon Chouinard inaugurou oficialmente a Patagonia em 1973. Desde então, o grupo se diversificou, com subsidiárias em alimentos, mídia, pranchas de surfe, investimentos em startups com interesses semelhantes e reciclagem de roupas usadas.

Confira algumas das façanhas que a marca realizou e continua na busca de um mundo melhor.

Patagônia: trabalho de inclusão

O filme mostra uma jornada para reconstituir uma das rotas mais difíceis e inspiradoras da vida de Lor Sabourin. Ao abraçar a força da vulnerabilidade, a escaladora Sabourin encontrou espaço para prosperar e construir uma comunidade de escalada que outros como ela podem chamar de lar.

Nossa ambição é ajudar a expandir a ideia do que significa ser um escalador e promover uma comunidade de escaladores onde todas as pessoas são bem-vindas, seguras e livres para serem autênticas. — disse em comunicado a Patagonia.

Não apenas com o futuro do mundo em termos de sustentabilidade que a empresa se preocupa. A Patagonia tem dobrado os esforços para se comunicar com outras comunidades, incluindo todos em um só grupo.

Com o comprometimento de ser exemplo na luta contra o preconceito, a empresa traz pessoas como Sabourin para disseminar a mensagem. “Pessoas que têm o poder de contá-las”, como a própria Patagoniaexplica . De fato, a empresa é referência em muitos temas, como:

  • Trocar parafusos por porcas na escalada, protegendo os locais importantes para a empresa;
  • A primeira doação de uma organização sem fins lucrativos dedicada a salvar uma baía de surfe local;
  • Certificação como a primeira Corporação B na Califórnia;
  • Fundação da Patagonia Provisions (2012);
  • Doação em 100% das vendas na Black Friday para organizações sem fins lucrativos ambientais (2016);

50 anos da marca

Foto: The New York Times

Foto: The New York Times

Fundada em 1973 por Yvon Chouinard, a Patagonia é uma empresa B certificada com sede na Califórnia. A política de desenvolvimento da empresa é única. A estrutura deixa claro que o planeta terra é a única acionista da Patagonia. Isto, pois os lucros não reinvestidos na empresa são pagos como dividendos para proteger o planeta.

Ainda assim, a empresa é conhecida internacionalmente pela qualidade de seus produtos e compromisso ambiental. Portanto, a empresa, indiretamente, ainda esfrega na cara de concorrentes gananciosos que é possível ser um sucesso, mesmo sendo orgânico e priorizando outras necessidades que única e exclusivamente o dinheiro em seus bolsos.

Diante disso, exemplos sobre o desenvolvimento do capitalismo através de mais responsabilidade e qualidade são algumas das imagens reluzentes da empresa apenas por pensar diferente.

Em síntese, a visão da Patagonia consiste na esperança de um planeta e uma empresa saudável. Consiste que todas as pessoas façam o que for possível com os recursos à sua disposição. Para a Patagonia, isso significa estar no negócio para salvar o planeta e se divertir simultaneamente.

Enfim, com um valor em torno de US$ 3 bilhões, Yvon Chouinard olha para o futuro com a certeza de que seguirá adiante. A Patagonia terá um foco incansável na qualidade dos produtos, relações com a natureza e capitalismo responsável, se distanciando de coisas que atrasam a empresa.

+ confira também: Entenda porque a marca Patagonia sofreu mudanças radicais

Foto destaque: Divulgação/Pluriverse

Comente agora direto conosco

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.