Sente dor nas costas? A maioria das vezes que sentimos dor lombar, tem relação com musculatura, rigidez, falta de mobilidade, e por aí vai.
Por esse motivo a primeira dica é o clássico calor local. Muitos pacientes me procuram para tratar dor lombar, e logo no dia da avaliação pergunto se já tentou fazer e se ajudou. Grande parte não tenta por conta da dúvida “calor ou gelo”.
No caso da dor nas costas e dor lombar, opte inicialmente pelo calor. O gelo é indicado sim, mas em situações muito específicas.
A segunda dica é a autoliberação, uma forma de soltura em que você comanda a intensidade. Pode ser com uma bolinha de tênis, bolinha do cachorro (um pouco mais firme), e por aí vai. O foco é soltar a musculatura, por isso, pule locais duros onde tem osso
Deitado de barriga para cima no chão, com a bolinha entre você a musculatura da lombar e o chão, relaxe o peso. Essa dica é valiosa e pode aliviar e muito.
A última dica é simples, porém não tão óbvia: evite o imobilismo. Muitas queixas de dor nas costas tem relação com “ficar muito tempo em pé”, “muito tempo sentado”.
Para essas queixas, recomendo que saia dessas posições, de tempos em tempos. Dessa forma, a lombar não passa tanto tempo parada, sem movimento, e a queixa vem menor ou, com uma frequência menor.
Me conta, você já tentou alguma dessas dicas para aliviar a dor nas costas??!
Dúvidas para sua atividade física? Estou à disposição!

Karen Bassi é Fisioterapeuta Esportiva e atua e aprimora o tratamento e a prevenção de lesões em esportes como corrida, ciclismo, trekking, escalada e muitos outros.