15 montanhistas caem ao subir em vulcão no Equador – Três morrem

Enquanto subiam o Carihuairazo (5.018 m), vulcão nos Andes ocidentais do Equador a 150 km ao sul-sudoeste da capital Quito, 15 montanhistas caíram 60 metros durante a atividade. A causa do acidente é desconhecida e vários grupos responderam ao pedido de resgate, incluindo guias de montanha e bombeiros locais.

O vulcão é vizinho do conhecido Chimborazo, de 6.263 m de altura. O Carihuairazo faz parte da Reserva de Produccion Faunistica Chimborazo, que forma um ecossistema protegido para preservar o habitat dos camelídeos nativos andinos como a Vicuña, Lhama e Alpaca. O Carihuairazo pode ser escalado o ano todo, com as melhores estações sendo dezembro/janeiro e julho/agosto.

Entre os feridos estão seis homens e seis mulheres que foram levados para hospitais nas cidades equatorianas de Ambato e Riobamba. Em comunicado à imprensa pelos informou serviços de resgate ECU911 que “uma mulher de 47 anos e dois homens de 45 e 50 anos morreram nesta emergência”.

Entre os 12 feridos, entre 39 e 58 anos, há pessoas com hematomas e fraturas, que também foram levadas para hospitais informou a agência de notícias AFP. Os três montanhistas que morreram são os equatorianos Veronica Torres (47 anos), Francisco Castro (45 anos) e Miguel Campoverde (50 anos).

A via subida pelos montanhistas começa a 4.600 metros e sobe pelo cume sudoeste ou pela geleira oeste, seguido de uma difícil subida técnica para chegar à torre do cume. O pico é o cume mais popular durante todo o ano e é frequentemente usado para aclimatação nas montanhas circundantes.

Comente agora direto conosco

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.