Para quem acompanha o blog sabe que faz muito tempo que não fico mais com a “masturbação Sciológica” do Grau de via.
Cada um se motiva por algo na escalada. Uns escalam pelo (e para) o grau. Cada um tem seu ponto de vista e motivações a respeito de escalada e seus graus de dificuldade.
Minha opinião? O valor de escalador se mede pela postura perante a escalada, e seus praticantes, e não pelo grau de dificuldade acançado.
Porém hoje há uma entrevista com o novo fenômeno da escalada Ada Ondra, que afirma que 9a francês (o 11c Brasileiro) está perto de ser encadenado “à vista”.
Para saber mais sobre esta e outras afirmações de Ondra veja texto EM ESPANHOL: http://desnivel.com/escalada-roca/se-acerca-el-9a-a-vista-la-opinion-de-adam-ondra

Formado em Engenharia Civil e Ciências da Computação, começou a escalar em 2001 e escalou no Brasil, Áustria, EUA, Espanha, Argentina e Chile. Já viajou de mochilão pelo Brasil, EUA, Áustria, República Tcheca, República Eslovaca, Hungria, Eslovênia, Itália, Argentina, Chile, Espanha, Uruguai, Paraguai, Holanda, Alemanha, México e Canadá. Realizou o Caminho de Santiago, percorrendo seus 777 km em 28 dias. Em 2018 foi o único latino-americano a cobrir a estreia da escalada nos Jogos Olímpicos da Juventude e tornou-se o primeiro cronista esportivo sobre escalada do Jornal esportivo Lance! e Rádio Poliesportiva.