11 de dezembro é dia internacional das montanhas: Por que as montanhas precisam de um dia?

Instituído pela Assembleia Geral das Nações Unidas em 2002, o Dia Internacional das Montanhas é uma data celebrativa da temática relacionada com a conservação e desenvolvimento das montanhas, de forma equilibrada.

Viver em um país com a cultura de praia tão forte e uma cultura de montanha quase inexistente, muitos se perguntam o motivo de existir um dia internacional das montanhas. A resposta é muito simples e até fácil de se fazer: Quase um bilhão de pessoas vivem em áreas montanhosas e mais da metade da população do planeta depende das montanhas para abastecer-se de águas, alimentos e energia renovável.

Como entusiastas de esportes de montanha, podemos afirmar que para todos nós é dia de montanha. Isso porque praticando, ou não, o esporte preferido as experiências que temos ali nos amadurece e nos enriquece.

Porém se não tivermos a consciência de que somos nós mesmos, os praticantes de esportes de montanha, os principais responsáveis para preservá-la não somente de quem não possui a mesma mentalidade, mas também de nós mesmos. Frequentemente vemos os próprios montanhistas e escaladores, muitas vezes revoltados por algum aspecto da sociedade, sermos os principais agentes do desrespeito.

Por este motivo é que temos de intensificar esforços, esquecer a carência afetiva e a necessidade de omitir de qualquer responsabilidade, e começar a cobrar de todos: representantes, montanhistas, escaladores, praticantes de trekking, iniciantes, professores, guias, federações, que tenham mais compromisso com a montanha e com o esporte.

Que mais importante que ostentar o prestígio de qualquer coisa, seja ele um cargo representativo ou mesmo uma conquista pessoal na montanha, existe uma coisa muito mais importante: a preservação das montanhas.

Para se ter uma ideia da importância das montanhas, abaixo vai um breve resumo do que as montanhas representam:

  • As montanhas abrigam 25% da biodiversidade terrestre
  • As montanhas possuem 70% dos recursos mundiais de água doce para o consumo doméstico, agrícola e industrial
  • As montanhas desempenham um papel chave na administração de energia sustentável
  • As montanhas atraem em torno de 15% a 20% do turismo mundial
  • As montanhas abrigam comunidades indígenas que possuem e mantém valiosos conhecimentos, tradições e idomas da humanidade

Foto: http://www.antisoutdoor.com

Os dados são da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO), que criou uma campanha mundial com o objetivo de conscientizar sobre o descaso mundial sobre as montanhas e a população que as habita.

Para fazer parte da campanha da FAO, recomenda-se no dia de hoje o uso da hashtag #MountainsMatter (Montanhas são importantes) nas redes sociais de preferência.

A FAO também lista sete razões dos motivos que fazem as montanhas importantes para a humanidade:

  • Água
  • Redução de riscos naturais
  • Turismo
  • Alimentação
  • Juventude
  • Biodiversidade
  • Cultura indígena

Comente agora direto conosco

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.