Para se escalar vias com equipamento móvel exive do escalador ,além dos mesmos requisitos de vias fixas, exite conhecimento do equipamento a fundo.
Não existe escalador de vias em movel que não saiba falar horas e horas sobre cada pequeno detalhe de cada tipo de equipamento em móvel.
A revista climbing liberou para visualização uma lista de 10 requisitos que não são largamente conhecidos a respeito do equipamento, em especial os Camalots.
Para ler a reportagem, EM INGLES, acesse: http://www.climbing.com/exclusive/features/10_things_you_didnt_know_about_camming_devices/

Formado em Engenharia Civil e Ciências da Computação, começou a escalar em 2001 e escalou no Brasil, Áustria, EUA, Espanha, Argentina e Chile. Já viajou de mochilão pelo Brasil, EUA, Áustria, República Tcheca, República Eslovaca, Hungria, Eslovênia, Itália, Argentina, Chile, Espanha, Uruguai, Paraguai, Holanda, Alemanha, México e Canadá. Realizou o Caminho de Santiago, percorrendo seus 777 km em 28 dias. Em 2018 foi o único latino-americano a cobrir a estreia da escalada nos Jogos Olímpicos da Juventude e tornou-se o primeiro cronista esportivo sobre escalada do Jornal esportivo Lance! e Rádio Poliesportiva.