Zona de conforto e você: Como melhorar como montanhista tornando o estranho familiar

Nas lições anteriores, usamos ferramentas do livro de William JJ Gordon, Synectics, para pensar de forma criativa para melhorar. Especificamente, abordamos como pensar de forma diferente ao tornar o que é familiar, estranho. Isso nos ajudou a pensar de forma criativa para que pudéssemos tomar novas ações e desafiar o status quo.

Nesta lição, usaremos uma abordagem oposta. Em vez de tornar o familiar estranho, investigaremos como tornar o familiar estranho. Essa abordagem usa nossa inteligência analítica. Descobrimos os fundamentos do problema, fazemos alguns pressupostos concretos e enquadramos o problema no contexto do que já conhecemos. Isso força a estranheza em padrões familiares para que possamos começar a buscar soluções.

Começamos por escolher algo estranho; um problema que queremos resolver. Sabemos que as escaladas mais difíceis que queremos alcançar são estressantes, mas resistimos ao estresse. Esse problema é estranho porque parece óbvio que devemos aceitar o estresse se sabemos que as escaladas mais difíceis são estressantes.

Começamos a tornar o familiar estranho identificando o que é fundamental sobre o problema: naturalmente, avançamos em direção ao conforto e afastamo-nos do estresse. É uma lei natural e universal; nos movemos para o que é mais fácil. Em seguida, fazemos alguns pressupostos concretos sobre o problema que nos ajuda a identificar padrões familiares e enquadrá-los no contexto do que já conhecemos.

Assumimos que identificamos o caminho da menor resistência quando pensamos no nosso plano de escalada; buscamos a maneira mais eficiente de escalar. Isso parece um padrão familiar. No entanto, quando envolvemos uma escalada estressante, tendemos a ser ineficientes. Tendemos a nos apressar pela escalada estressante enquanto nós escalamos em direção à próxima posição de descanso. Podemos estar subindo pelo caminho da menor resistência, mas estamos apertando as agarras com força a mais, respirando superficialmente e tensos.

Foto: https://www.outdoorresearch.com

Ganhamos alguma familiaridade com o problema através deste processo de análise. Isso revela que nossa motivação afeta a forma como executamos nossos planos de escalada; nos apressamos. A partir desta visão, podemos começar a resolver o problema investigando maneiras de mudar ou mudar nossa motivação.

Um método que podemos usar para resolver o problema é mudar a forma como estamos motivados. Em vez de sermos motivados pelo conforto, mudamos para ser motivados pelo estresse. Consideremos como isso se manifestaria na escalada. Se estivermos motivados pelo estresse, não procuraremos a maneira mais eficiente de escalar. Procuramos fazer sequências tão difíceis quanto possível para que elas sejam mais estressantes. Então, ser motivado pelo estresse não resolve o nosso problema. Isso nos envolve em escaladas estressantes, o que nos deixa na ação, mas procuramos a maneira mais difícil de escalar uma vez que estamos envolvidos.

Em vez disso, poderíamos resolver o problema continuando motivados pelo conforto, mas mudamos a forma como o buscamos. Em vez de buscar conforto apenas em posições de descanso, poderíamos buscar conforto enquanto estivermos subindo entre eles. Nos concentramos em estar o mais confortável possível no meio da escalada estressante. Fazer isso nos ajuda a encontrar formas eficientes de nos mover, buscando conforto ao concentrar-nos em respirar, relaxar e se mover de forma eficiente. Isso resolve o problema. Aceitamos o estresse da escalada mais difícil, em vez de resistir.

O problema manifestou-se porque tivemos uma motivação de resultado final: chegar à próxima posição de descanso. Mudar a nossa motivação de resultados finais para os processos resolveu o problema, mantendo-nos alinhados com a lei natural de busca de conforto. Tornamos algo estranho familiar ao analisá-lo. Isso enquadrou o problema no contexto do que já sabíamos e nos ajudou a encontrar a solução de mudar nossa motivação para os processos.

Podemos obter informações adicionais quando analisamos esse problema em um contexto maior. Nós tendemos a ser motivados a estar confortáveis ​​em todos os aspectos de nossas vidas. Se não tivermos metas, procuraremos constantemente o que é mais fácil agora, derivando a vida sem direção. Definir metas da direção às nossas vidas. Elas ajudam a motivar-nos a alcançá-las. Mas, se não estivermos atentos, podemos resistir ao estresse que está associado à atingir objetivos. Podemos apressar-nos em direção a realização, esquecendo de estar presente para a luta. Ao mudar a nossa motivação para os processos, buscamos conforto no estresse presente, não só na conquista futura. Isso nos ajuda a aproveitar o aprendizado e o crescimento que vem do estresse. Os objetivos nos ajudam a saber para onde estamos indo; mudar nossa motivação para os processos nos ajuda a aproveitar a luta ao longo do caminho.

Dica prática: procure conforto no meio do estresse

Os objetivos podem motivá-lo a se envolver no estresse, mas uma vez comprometido mude sua motivação para os processos. Aproveite a luta buscando conforto em meio ao estresse.

Concentre sua atenção nos processos que farão você passar pela escalada estressante:

  • Respire continuamente para processar o estresse
  • Relaxe para alinhar seu corpo com a atração da gravidade
  • Mantenha o contato visual nas agarras para manter sua atenção no momento
  • Mova-se continuamente para criar fluidez e ritmo

1-WarriorsWaylogo_

O livro “The Rock Warrior Way – Mental Training for Climbing” está à venda traduzido para a língua portuguesa no Brasil em: http://www.companhiadaescalada.com.br/

Tradução do original em inglês: Gabriel Veloso

Comente agora direto conosco

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.