Guia essencial para Zhangye Danxia: O parque ecológico chinês com montanhas multicoloridas

Quando se pensa em montanhas coloridas, um dos lugares mais famosos do mundo é a Montanha Arco Íris no Peru. A Montanha Arco Íris (em espanhol diz-se Montaña Arco Iris) parece uma imagem feita em um editor de imagens, mas ela é real e é um dos lugares mais curiosos para conhecer no Peru. Para quem deseja conhecer um trekking interessante e um lugar único a Montanha Arco Iris deve entrar no seu itinerário de viagem.

Esta beleza natural está a aproximadamente 170 km, de Cusco, famosa cidade próxima a Macchu Pichu. Cusco era a capital do Império Inca e uma das mais belas da América do Sul.

Entretanto, esta não é a única montanha colorida do mundo. No Parque Geológico Zhangye Danxia, localizado bem no norte do país (mais precisamente nas Montanhas Qilian) há enormes e variadas montanhas multicoloridas.

Pertencente à província chinesa de Gansu (com população total de 26.190.000 habitantes), o parque mede aproximadamente 520 km² e é todo preenchido pelas Montanhas Qilian. Fazem parte da história desta região a construção da Grande Muralha da China, lutas contra povos bárbaros e a lendaria Rota da Seda. Por lá passavam os comerciantes antigos no tráfego comercial entre o Oriente e o Ocidente, antes da descoberta das rotas marítimas.

Toda essa cor nas montanhas tem uma explicação científica muito semelhante à Montanha Arco-íris no Peru. Depósitos constantes de minerais, todos de de colorações diferentes nas camadas rochosas. Com o movimento da crosta terrestre, aliado a vários outros com fatores externos (vento, chuva, neve, etc) camadas de diferentes cores, texturas, tamanhos e padrões foram criados. O local foi declarado Patrimônio Cultural da Humanidade em 2010.

Passarelas e estradas estão sendo construídas ao longo das montanhas para encorajar os visitantes a explorarem a área, para assim impulsionar a indústria do turismo na região. O Parque Geológico Zhangye Danxia foi votado pelos meios de comunicação chineses como uma das mais belas formações de relevo do país No ano de 2014, 100 milhões de remimbi (moeda oficial da República Popular da China) foram investidos para melhorar as instalações da área de Binggou.

Como chegar

Para visitar as montanhas multicoloridas Zhangye Danxia na China, o mais indicado ir até a cidade de Zhangye (cidade com 100.000 habitantes). A cidade possui aeroporto e o vôo é de aproximadamente de 5h30min desde a capital Pequim (Beijing). O avião utilizado neste vôo é bem pequeno, portanto fique preparado para uma viagem “aventureira”.

Uma outra opção é ir de avião até a capital da província Lanzhou. O vôo de Pequim até lá é de pouco mais de duas horas em um avião de carreira. Na cidade, que tem pouco menos de dois milhões de habitantes há várias comodidades de civilização. A distância de Lanzhou a Zhangye é de aproximadamente 500 km. A estrada é de pista única, passando por várias curvas por atravessar uma região montanhosa.

Caso decida ir de carro desde Pequim, se prepare para dirigir: são 1.700 km pelo interior do país até Zhangye. Lembrando que toda a sinalização de trânsito está em chinês. As principais áreas do relevo de Danxia estão nos vilarejos de Kangle e Baiyin.

O que visitar

A área central do parque, a Área Cênica Linze Danxia (parte mais desenvolvida e mais visitada do parque), está localizada a 30 km a oeste do centro Zhangye e há 20 km ao sul da sede do município de Linze.

No parque há ainda duas outras áreas cênicas:

  • Área Cênica BinggouLocalizada na margem norte do rio Liyuan (inaugurada em 2014). Cobre uma área de 300 km² com elevação variando de 1.500 a 2.500 metros acima do nível do mar
  • Área Cênica Sunan Danxia – Localizada em Ganjun, ao sul de Linze

Mais detalhes a respeito do parque: http://www.gsjw.gov.cn

Comente agora direto conosco

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.