Livro da semana: “Yosemite in the Sixties” – Glen Denny

Meca é uma cidade da Arábia Saudita, considerada a mais sagrada no mundo para os muçulmanos. Fiéis de todo o mundo devem ir à cidade saudita, pelo menos uma vez na vida. Da mesma maneira, todo esporte possui seus lugares sagrados.

Para os praticantes de surf, são as praias do Havaí. Para os alpinistas, a visita ao Mont Blanc é obrigatória. Um dos lugares mais famosos da escalada, sobretudo em vias com proteções móveis, é Yosemite. Sem exagero nenhum, é a Meca da escalada americana.

As paredes de granito de Yosemite faz a alegria de escaladores desde meados do século XX. Por lá, grandes escaladores foram forjados e, dependendo do que realizou, levados à categoria de lendas do esporte. Atualmente, pela facilidade em obter e divulgar fotos de qualquer pessoa em qualquer lugar, fica difícil imaginar que a documentação dos escaladores que fizeram a história do lugar é escassa. Na época era necessário haver uma pessoa que soubesse dominar equipamentos fotográficos.

Somada a esta exigência, havia também a necessidade de que a pessoa estivesse ali, em Yosemite, subindo junto dos escaladores. Missão esta, diga-se, que ainda existem poucos que a topam. Foi assim que o fotógrafo Glen Denny assumiu a responsabilidade de ele mesmo ser quem documentaria os escaladores.

Durante os anos 1960 o fotógrafo tinha recém saído da faculdade, mas também apaixonado pela escalada, decidiu viver em Yosemite. Na época, munido de uma câmera fotográfica, colocou suas habilidades em prática para eternizar com duas lentes os escaladores da época. Por meio delas, imagens icônicas de escaladores, até então desconhecidos, Warren Harding, Royal Robbins, Chuck Pratt e Layton Kor, foram eternizados. Junto de sua câmera, Deny também carregava um bloco de anotações, no qual também conseguia descrever detalhes do que estava tirando fotos.

Suas anotações feitas na época, assim como imagens captadas pela sua câmera, foram disponibilizadas no livro “Yosemite in the Sixties”, de autoria sua com parceria com Yvon Choiunard e Kevin Starr. A obra é uma mistura de nostalgia, documento e, claro, uma declaração de amor a um estilo de vida. São 130 fotos em preto e branco com textos e histórias curiosas.

Se intitulado como autodidata, Glen Denny acabou formando-se em fotografia e cinema na Universidade de San Francisco. O autor é vencedor de várias produções vencedoras em Banff Mountain Book Festival e National Outdoor Book Awards.

Ficha Técnica

  • Título: Glen Denny: Yosemite in the Sixties
  • Autor: Yvon Choiunard, Kevin Starr e Glen Denny
  • Edição:
  • Ano: 2007
  • Número de páginas: 144
  • Editora: T. Adler Books

Comente agora direto conosco

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.