Fragmento de rocha de 30 metros desprende em Yosemite matando uma pessoa e ferindo outra

No dia de ontem um fragmento de rocha, que segundo testemunhas media 30 metros (tanto de largura, quanto de comprimento), desprendeu-se do El Capitan, conhecido rochedo de Yosemite, matando uma pessoa e ferindo outra. Segundo testemunhas o fragmento possuía aproximadamente uma área de 900 m².

A título de comparação, uma caminhonete cabine dupla ocupa uma área de aproximadamente 10 m² (portanto o fragmento possuía aproximadamente o tamanho de uma área ocupada por de 90 caminhonetes cabine dupla). O fragmento de rocha despedaçou-se ao chocar-se com a base do El Capitán.

Yosemite

Foto: Dakota Snider

O desprendimento aconteceu na via Waterfall Route, que fica entre as populares “Zodiac” e “East Buttress”. O acontecimento foi testemunhado por 30 pessoas.

Por volta de três escaladores estavam pouco acima do desprendimento. Um dos escaladores, conhecido como Peter Zabrok estava entre eles e reportou o acontecimento a uma agência de notícias. Após este desprendimento maciço, outros cinco desprendimentos, por sua vez menores, foram reportados.

Por meio de redes sociais, várias fotos e relatos estão sendo reportados sobre o acidente. A principal fonte de informações e fotos a respeito do acidente é por meio do tradicional fórum de escaladores sendertopo. A foto abaixo foi publicada por Ryan Sheridan, no momento do desprendimento de rocha.

Foto: Ryan Sheridan

O nome da pessoa vitimada pelo desprendimento da rocha, assim como a de que ficou ferida, não foi divulgado ainda pelas autoridades locais.

A administração do parque, entretanto, por meio de comunicado oficial, anunciou que o parque continua aberto à visitação normalmente.

Para maiores informações: http://www.kcra.com/article

Yosemite

Foto: Dakota Snider

There is one comment

  1. DB

    Lastimável a perda dessa vida. Diante disso, não é tão relevante mas a área da pedra seria equivalente a 90 caminhonetes cabine dupla e não 9 como aparece no texto. Era realmente uma pedra gigantesca. Até incrível que as consequências não tenham sido ainda maiores.

Comente agora direto conosco

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.