Brasileiro morre durante ascensão ao Vulcão Láscar no Chile

Um brasileiro, identificado como André Luís Andrade de Oliveira, veio a falecer durante uma tentativa de subida ao Vulcão Láscar (5.592 m) no norte do Chile. De acordo com os relatos divulgados pela imprensa chilena, o brasileiro, que tinha 49 anos, sofreu uma parada cardiorrespiratória. O montanhista fazia parte de uma excursão formada por várias pessoas, incluindo sua esposa, que tentavam chegar ao topo do vulcão.

O Lascar, localizado no Deserto do Atacama (Chile) é um vulcão ativo, sendo a sua última erupção registrada em 2006. Uma de suas principais características é a permanente fumaça que sai de sua cratera. Esta fumaça pode ser vista desde San Pedro do Atacama (cidade distante 1.600 km da capital do país). Por estar o vulcão Lascar ativo em nível intenso, escalá-lo requer aclimatação prévia e autorização das autoridades chilenas. Como não é uma subida simples, é recomendado ir com um guia especializado e com máscaras contra gases.

Resgatistas retiram o corpo de Andre Luis Andrade de Oliveira – Foto: Carabineros | http://www.soychile.cl/

Por meio de comunicado imprensa, o Grupo de Operaciones Policiales Especiales (GOPE) declarou que será necessário analisar a situação antes de levar o corpo do brasileiro até San Pedro de Atacama, que fica a aproximadamente 100 km de distância do vulcão.

Até o momento, de acordo com as informações divulgadas pela imprensa local, Andre Luis não suportou a altura vindo a sofrer uma parada cardiorrespiratória. O restante da equipe já voltou para San Pedro de Atacama.

Comente agora direto conosco

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.