Você sabe o que é BPA e os seus perigos?

Você não sabe o que é BPA?

Deveria saber.

BPA é um composto químico utilizado em garrafas de policarbonato, muito utilizadas no universo “outdoor”. Se você não consegue identificar onde possa ter utilizado uma, vai uma dica de ouro: Garrafas Nalgene (e imitações). Não somente isso, o Bisfenol A, é um composto usado na produção de plásticos e resinas comumente encontrado em diversos objetos do dia a dia.

Para quem não conhece, as garrafas Nalgene são muito utilizadas na Europa e Estados Unidos para armazenamento de líquidos, pois além de inquebráveis (já testei) não deixam nem aroma, nem sabor do líquido que acabaram de ser armazenados. Basta uma lavada simples para que não haja traço do que estava lá.nalgene_bottles

Para trilhas longas (como a travessia Serra Fina, Serra dos Orgãos, Caminho da Fé, Caminho de Santiago…), escaladas de vias longas (Pão de Açúcar, Corcovado, Salinas, Pedra do Baú, Frey…) é extremamente útil.

São extremamente versáteis.

Parece sem muito nexo para aquele cidadão que usa as garrafas PET por determinado tempo, e/ou larga por aí (como fizeram no Valle Encantado, Pedra da Divisa, Pedra do Baú, Serra do Cipó, Pão de Açúcar…). Mas infelizmente é comum fazer trilhas e encontrar uma ou outra garrafa plástica abandonada.

Após algumas denúncias, e após isso reformulação na química da garrafa, e mais estudos sendo realizados por institutos de pesquisas de renome como Harvard, estudou-se mais e mais sobre a contaminação de um produto utilizado na confecção das garrafas Nalgene.

Garrafa-Chute-CamelBak

O instituto de pesquisas de Harvard concluiu que há vínculos de contaminação de BPA em garradas de Policarbonato.

Hoje as garrafas Nalgene já são produzidas sem o elemento químico, e é anunciado de forma bem destacada. Estas garrafas são vendidas em grandes lojas de produtos Outdoor, ou de materiais esportivos.

Malefícios do BPA

Os malefícios a respeito do que o BPA pode causar à saúde vem sendo motivo de debate.

Estudos demonstram que o BPA é um xenoestrógeno: faz com que receptores celulares no organismo e se comporte de forma parecida à dos estrógenos naturais. Por este motivo, o BPA é considerado um disruptor endócrino (causam alterações na função fisiológica dos hormônios endógenos). Portanto desequilibram o sistema endócrino, modificando o sistema hormonal.

Um estudo publicado pela agência Fapesp mostrou que mesmo em doses baixas obisfenol A pode desregular hormônios tireoidianos. No Brasil, a Agência de Vigilância Sanitária (Anvisa) proibiu a produção e importação de mamadeiras que contenham BPA. A proibição do BPA já havia sido adotada em outros países, como Canadá e Estados da União Europeia.

Para mais informações sobre o estudo, leia (em Inglês): http://www.allclimbing.com ou http://www.trailspace.com

There are 2 comments

  1. Eduardo Santini

    cara na boa, não me parece muito sutil utilizar o termo sem noção para o caso em questão, eu prefiro reutilizar um material do que gastar com uma empresa gringa, ainda mais norte americana e que ainda nos contamina.Agora o caso de jogar em qq lugar é o reflexo da educação do país no contexto geral. É minha singela opnião e parabéns pelo esforço em proporcionar um meio de comunicação abrangente e inteligente para o esporte.Bons fluidos!

Comente agora direto conosco

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.