Você está pronto para se tornar um atleta?

Sim, essa é a primeira pergunta que você se deve fazer. Praticar a escalada para obter mais desempenho na escalada em rocha é completamente diferente de um treinar para se obter desempenho em competições.

São objetivos parecidos mas a metodologia e a busca de resultados diferentes com certeza.

Foto: Ana Paula Gavleta

Foto: Ana Paula Gavleta

Escutamos muito sobre isso, trocamos informações com vários treinadores ao redor do mundo e para todos a diferença é clara, de forma que é necessário o entendimento de que escalada de competição é esporte e como nos outros esportes treinar para obter desempenho atlético nem sempre é sinônimo de lazer, saúde ou bem-estar.

Esse é o primeiro passo a se decidir, você quer abrir mão da sua rotina e do seu conforto?

Sua mente e seu corpo estão preparados para isso?

Métodos de treinamentos para escalada de competição são de longo prazo, exigem tempo, dedicação e abdicação. Para alguns, apenas a fase de adaptação física pode durar três meses.

escalada

Foto: blogs.scientificamerican.com

A pré-temporada é determinante, assim como conhecer com antecedência o calendário de competições que o atleta pretende participar. A receita: treino forte, alimentação saudável e recuperação correta é certamente muito importante mas cada atleta deve procurar o seu equilíbrio e o que funciona ou não para si mesmo.

Muitos atletas inexperientes ficam procurando dicas de amigos, fórmulas mágicas ou tentando descobrir como outros atletas treinam ou se alimentam como se isso fosse universal. Até escutamos coisas absurdas sobre grandes atletas que muitas vezes nem são verdade.

Certa vez eu estava trabalhando no Campeonato Mundial Juvenil na Austrália e vi muitos atletas jovens super preocupados com a alimentação, inclusive passando fome para ficar mais leve até a hora da competição. Eu sempre achei essas dietas malucas e abstinência alimentar de muitos escaladores um absurdo, além de perigosas.

Mas eis que entre esses jovens atletas vejo Mister “Adam Ondra” dentro de uma loja de “Fast Food” comendo um grande e belo hambúrguer antes da competição e assim matando a curiosidade de muitos em “o que será que eles comem?”.

Ano passado reencontrei o mesmo Ondra na Suíça e para variar estava comendo normalmente como uma pessoa comum. Isso mostra que nem tudo é igual para todos, o correto é procurar um bom nutricionista para que ele avalie as suas necessidades individuais e quem sabe ele libere um hambúrguer para você de vez em quando também!

Foto: brunoplim.wordpress.com

Foto: brunoplim.wordpress.com

Se você tem mesmo vontade para treinar para competições mas está escalando só um pouco ou fora de forma o primeiro passo é fazer uma avaliação física e começar com um condicionamento físico global, tentando compensar possíveis encurtamentos ou desequilíbrios musculares.

Um bom profissional de Educação Física poderá orienta-lo melhor com relação a esse tipo de treino, mas já se sabe que exercícios funcionais ou o crossfit por exemplo são ótimos para escaladores.

Foto: www.mucignat.com

Foto: www.mucignat.com

Ter boas noites de sono também é necessário durante todo o planejamento pois em geral os treinos são muito cansativos e necessitam de recuperação, isso te dará energia para render nos próximos treinos além de diminuir consideravelmente a possibilidade de você se lesionar. O mais correto para quem quer treinar é ter uma planilha que se chama “periodização de treinamento”.

A periodização é uma organização do treinamento dia-a-dia do atleta até os dias de competição. Para quem está começando as primeiras semanas devem ser só para adaptação física, podendo ser usados os exercícios funcionais junto com um treino de escalada de nível moderado, buscando melhorar a resistência muscular.

Anote tudo: o tempo de cada treino, o que deu certo e o que deu errado para servir de base para as próximas etapas.

Nos dias de intervalo faça descansos ativos com exercícios aeróbicos como corrida ou bike por exemplo.

Exemplo:

  • Segunda: escalada e funcional
  • Terça : descanso ativo
  • Quarta : escalada e funcional
  • Quinta : descanso ativo
  • Sexta : escalada e funcional
  • Sábado e domingo : descanso

Colocando em Prática

Aí vão algumas dicas finais que na verdade também servem como uma análise para você escolher se quer só escalar ou se quer treinar.

  • Tenha dias e horários fixos de treinamento, isso ajuda na sua organização pessoal e também lhe da o tempo de intervalo correto entre um treino e outro.
  • Não fique batendo papo ou fazendo social na academia no horário de treino. Os intervalos entre um exercício e outro devem ser respeitados e conversar também interfere na sua concentração. Se você quiser você pode chegar um pouco antes do treino pra bater um papo com a galera. Mas hora do treino é hora do treino!
  • Se você mesmo vai montar sua planilha inclua os exercícios e vias que você não gosta mas que precisa fazer. Muitas vezes fugimos do que não fazemos bem e esse é o momento para melhorar suas fraquezas e sair da zona de conforto.
  • Evite sair na “balada” e também ingerir bebidas alcoólicas, elas prejudicam seu desempenho e sua recuperação pós treino.
  • – Não se preocupe se você tiver um ou outro dia de treino ruim. É normal ter um dia em que sem motivos aparentes o treino não rende muito. Mas essa deve ser uma exceção e não a regra. Se estiver acontecendo muito reavalie seu treino, pode ser que tenha algo errado.
  • Escalar e evoluir não é fácil, exige empenho e dedicação e aí está a diferença entre praticantes e atletas. Seja persistente e dedicado que com certeza o resultado vai aparecer.

Para começar é isso aí, voltando a lembrar de que para isso tudo funcionar é super importante o acompanhamento profissional!

Foto: www.thespraydown.com

Foto: www.thespraydown.com

Bons treinos e até a próxima.

Comente agora direto conosco

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.