Viver e escalar: metas inspiradoras é um primeiro passo importante para a realidade futura

Definir metas inspiradoras é um primeiro passo importante para a realidade futura que queremos criar. Objetivos definidos claramente nos dão uma visão para nossas ações diárias. No entanto, apenas definir metas não é suficiente para viver uma vida plena. Em seu livro, O caminho de menor resistência, Robert Fritz diz que também precisamos ter clareza sobre nossa realidade atual.

Fritz afirma que, uma vez que tenhamos clareza sobre o objetivo e nossa realidade atual, uma tensão estrutural é criada entre os dois, o que cria uma busca pela resolução. Nossa motivação natural baseada no conforto é guiada por essa estrutura, ao longo do caminho de menor resistência, até que a tensão seja resolvida e o objetivo seja alcançado.

No entanto, como é que vivemos nessa tensão enquanto ela está sendo resolvida? A maneira como selecionamos nossos valores pode nos informar quais são as formas adequadas de resolver essa tensão. Selecionamos valores que mantêm nossa atenção no presente. Tais valores nos ajudam a aproveitar as lutas enquanto vivemos nossas vidas.

Valorizamos progresso, conforto e conquistas rápidas? Se estes são nossos valores, então teremos dificuldade em manter nossa atenção no presente. Nós ficaremos frustrados quando não progredirmos em direção aos nossos objetivos tão rapidamente quanto gostaríamos. Valorizamos um progresso lento, estresse e aprendizado? Se estes são nossos valores, então será mais fácil manter nossa atenção no presente. Nós seremos pacientes quando encontrarmos dificuldades, para que possamos aprender com elas.

Nossa intenção também é importante. Ela é definida como atenção direcionada na direção de uma escolha. Escolhemos concentrar nossa atenção na direção dos processos que ocorrem no presente. Esse tipo de intenção é guiada pelo processo. Nossos valores são úteis se eles se alinharem com esse tipo de intenção.

Nós delineamos valores específicos que guiam o programa de treinamento da Mente Livre que ensinamos aos atletas. Esses valores ajudam os atletas a serem intencionais em como praticam o desenvolvimento de uma mente livre:

  • Conscientização: A valorização da consciência nos ajuda a tomar consciência de comportamentos autolimitados que distraem nossa atenção.
  • Aceitação: A valorização da aceitação nos ajuda a aceitar as situações como elas são, para que possamos começar a aplicar nossa atenção de maneira eficaz.
  • Intenção: A valorização da intenção nos ajuda a ser mais deliberados na forma como direcionamos nossa atenção.
  • Aprendizagem: A valorização da aprendizagem nos ajuda a dar pequenos passos para que possamos fluir com mais facilidade em situações de mudança.
  • Trabalho: A valorização do trabalho nos ajuda a abraçar o inevitável estresse que teremos em nossas vidas. Em vez de resistir ao estresse, nós aceitamos e fazemos o trabalho para resolvê-lo.
  • Serviço: A valorização do serviço ajuda a mudar o fluxo de nossa atenção. Em vez de permitir que nossa atenção permaneça na mente, nós a direcionamos para fora, para que permaneçamos conectados com o mundo.
  • Equilíbrio: A valorização do equilíbrio nos ajuda a fluir com os ritmos naturais da vida.

Metas inspiradoras nos dão visão para nossas vidas. Como vivemos nossas vidas, no entanto, é determinado pelos valores que selecionamos. Ao selecionar valores que focalizam nossa atenção no presente, fluímos com os estressores da vida e desfrutamos de todo o processo. A tensão entre o objetivo e nossa realidade atual não é vista como negativa. Isso nos leva pelo caminho de menor resistência até que a tensão seja resolvida e o objetivo seja alcançado.

Dica prática: como viver e escalar

Como você quer viver sua vida? Que tipo de experiências de escalada você quer ter? Considere o que você mais valoriza. Você valoriza a realização ou o aprendizado? Se você quiser aproveitar sua vida e suas experiências de escalada, então busque valores que os aprimorem. Siga esses passos:

  1. Metas: Certifique-se de definir metas inspiradoras para dar à sua vida e a escalada uma visão.
  2. Realidade atual: Esclareça sua realidade atual.
  3. Tensão estrutural: A clareza sobre o objetivo e sua realidade atual cria uma tensão estrutural entre os dois. Essa tensão buscará uma resolução de alguma forma.
  4. Intenção: Escolha valores que foquem sua atenção na direção de estar presente. Tais valores guiarão sua motivação natural, baseada no conforto, pelo caminho de menor resistência através dessa estrutura até que a tensão seja resolvida e o objetivo seja alcançado.

1-WarriorsWaylogo_

O livro “The Rock Warrior Way – Mental Training for Climbing” está à venda traduzido para a língua portuguesa no Brasil em: http://www.companhiadaescalada.com.br/

Comente agora direto conosco

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.