Vídeo de queda de escalador reascende discussão sobre distância de proteções

Uma pergunta interessante a fazer a quem é escalador, não importando o nível, é de qual é a distância ideal das proteções em escalada esportiva (repare que a discussão na escalada tradicional já é outro foco). Algumas pessoas argumentam que quanto maior a distância entre as proteções, maior é a “aventura”.

Uma outra vertente, acredita que quanto maior a possibilidade de se evitar acidentes em uma eventual queda, melhor. A distância ideal, entretanto, não existe pois ficaria subentendido um consenso entre os escaladores. Consenso este que não existe, devido ao número de “donos da verdade” espalhados pelo mundo.

A revista americana Rock and Ice, sempre publica um vídeo sobre alguma queda ou acidente na escalada. A intenção, além de obter engajamento entre os leitores, é conscientizar que acidentes acontece todo o tempo. Agarras quebram todo o tempo e, por mais que os “donos da verdade” tentem esconder, é um fato.

No vídeo, em baixa qualidade e filmado na vertical com um smartphone, o escalador escapa de uma queda mais assustador por causa da pouca distância que existia entre as proteções. O vídeo foi gravado no Canadá na via “Desperados” e está graduada com dificuldade 5.12d EUA (9a brasileiro).

Comente agora direto conosco

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.