Vídeo de queda de escalador reascende discussão sobre distância de proteções

Uma pergunta interessante a fazer a quem é escalador, não importando o nível, é de qual é a distância ideal das proteções em escalada esportiva (repare que a discussão na escalada tradicional já é outro foco). Algumas pessoas argumentam que quanto maior a distância entre as proteções, maior é a “aventura”.

Uma outra vertente, acredita que quanto maior a possibilidade de se evitar acidentes em uma eventual queda, melhor. A distância ideal, entretanto, não existe pois ficaria subentendido um consenso entre os escaladores. Consenso este que não existe, devido ao número de “donos da verdade” espalhados pelo mundo.

A revista americana Rock and Ice, sempre publica um vídeo sobre alguma queda ou acidente na escalada. A intenção, além de obter engajamento entre os leitores, é conscientizar que acidentes acontece todo o tempo. Agarras quebram todo o tempo e, por mais que os “donos da verdade” tentem esconder, é um fato.

No vídeo, em baixa qualidade e filmado na vertical com um smartphone, o escalador escapa de uma queda mais assustador por causa da pouca distância que existia entre as proteções. O vídeo foi gravado no Canadá na via “Desperados” e está graduada com dificuldade 5.12d EUA (9a brasileiro).

Comente agora direto conosco

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.