Liberado vídeo da cadena de Anak Verhoeven: O primeiro FA feminino de 12a

A escaladora belga Anak Verhoeven entrou para a história do esporte encadenando a via “Sweet Neuf” com graduação proposta em 9a+ Fr (12a brasileiro). Desta maneira Verhoeven conseguiu estabelecer uma marca impressionante: O primeiro FA (primeira ascensão de uma via) de uma mulher em uma graduação deste nível de dificuldade.  Por ter sido também a primeira ascensão da via, o grau sugerido foi da própria escaladora.

Caso o grau seja confirmado, Anak se tornaria a segunda mulher da história a superar a barreira do 9a+ Fr (12a brasileiro). A primeira foi  Margo Hayes na via “La Rambla”, localizada na cidade espanhola de Siurana.

O vídeo acima mostra imagens da escaladora tanto em “Sweet Neuf” (9a+ Fr), como também na “Sang Neuf”, esta segunda graduada em 9a Fr. A via “Sang Neuf” também teve a primeira ascensão (FA – First Ascent) feita por Anak Verhoeven.

Ambas as vias estão no Maciço do Vercors (setor  Pierrot Beach).

Quem é Anak Verhoeven?

Embora pouco conhecida do público, a jovem escaladora belga Anak Verhoeven é um dos maiores destaques na escalada esportiva da atualidade. Ainda este ano encadenou vias de 8c+ (11b brasileiro).

Na sua lista de encadenamentos estão vias clássicas e de alta dificuldade em Siurana como “Era Vella” (9a Fr – 11c Br), “La Reina Mora” (8c+ Fr – 11b Br) e “Broadway” (8c+ Fr – 11b Br). Todas estas durante uma viagem à Espanha em 2016.

 

Comente agora direto conosco

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.