Liberado vídeo da cadena de Anak Verhoeven: O primeiro FA feminino de 12a

A escaladora belga Anak Verhoeven entrou para a história do esporte encadenando a via “Sweet Neuf” com graduação proposta em 9a+ Fr (12a brasileiro). Desta maneira Verhoeven conseguiu estabelecer uma marca impressionante: O primeiro FA (primeira ascensão de uma via) de uma mulher em uma graduação deste nível de dificuldade.  Por ter sido também a primeira ascensão da via, o grau sugerido foi da própria escaladora.

Caso o grau seja confirmado, Anak se tornaria a segunda mulher da história a superar a barreira do 9a+ Fr (12a brasileiro). A primeira foi  Margo Hayes na via “La Rambla”, localizada na cidade espanhola de Siurana.

O vídeo acima mostra imagens da escaladora tanto em “Sweet Neuf” (9a+ Fr), como também na “Sang Neuf”, esta segunda graduada em 9a Fr. A via “Sang Neuf” também teve a primeira ascensão (FA – First Ascent) feita por Anak Verhoeven.

Ambas as vias estão no Maciço do Vercors (setor  Pierrot Beach).

Quem é Anak Verhoeven?

Embora pouco conhecida do público, a jovem escaladora belga Anak Verhoeven é um dos maiores destaques na escalada esportiva da atualidade. Ainda este ano encadenou vias de 8c+ (11b brasileiro).

Na sua lista de encadenamentos estão vias clássicas e de alta dificuldade em Siurana como “Era Vella” (9a Fr – 11c Br), “La Reina Mora” (8c+ Fr – 11b Br) e “Broadway” (8c+ Fr – 11b Br). Todas estas durante uma viagem à Espanha em 2016.

 

Comente agora direto conosco

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.