Viajando pelo Brasil de Motorhome de Kombi – A história de uma viagem

Por Andre Oliveira

Uma onda é muito mais que apenas uma junção dos elementos, ela é uma representação da força e poder que a natureza tem e exerce sobre a Terra, e mostra como nós somos pequenos comparados a ela.

A Partida

Tudo na vida começa com um sonho, com uma vontade, um desejo, aquele ardor pulsante dentro do peito, até que em um determinado momento este ardor queima tanto que se torna quase insuportável viver apenas com o desejo, sem colocá-lo em prática, sem dar início e movimento ao sonho.

Com certeza muitas pessoas já sentiram esta sensação, este queimar, esta vontade inexplicável que brota dentro de nós, algumas pessoas sufocam e abafam esta chama, e a fazem parecer apenas um tolo devaneio, mas existem aqueles que vão à busca do que almejam, e colocam o sonho em prática e assim o torna sua realidade.

viagem-motorhome-kombi-1

Foto : Andre Oliveira

E é assim que este diário começa, através de uma vontade inexplicável e pulsante que sinto dentro do peito, a vontade de aventurar-se, de ver novos mares, velejar por muitos horizontes e conhecer novos portos, novas culturas, novos povoados e seus habitantes, seus hábitos e saciar a sede de conhecimento, sabedoria e aprendizagem.

Foto : Andre Oliveira

Foto : Andre Oliveira

Muitos viajam por lazer, por trabalho, por motivos de saúde, de saudades, por estudos, pela família, pelo medo ou pela coragem, já eu não, eu viajo pelo prazer.

Prazer que sinto ao sair da zona de conforto.

Pelo prazer de ver o desconhecido, de aprender com outras pessoas, e além de tudo, agora pelo prazer de surfar, de sentir este contato incrível com a natureza e sua maior e mais exuberante criação, o mar, com suas mais singelas e caprichosas ondas, que visto do céu nada mais são que pequenos riscos brancos feito neste imenso quadro da criação divina.

Como foi dito por Dorian Paskwatiz: esta pequena onda é uma energia, vindo de uma fonte, assim como as estrelas, o Sol, a Lua e a Terra, então de algum modo esta pequena onda carrega consigo uma sabedoria vinda do universo, uma lição, pode ser uma lição sobre nossa origem, nossa pequenez, ou de como superar nossos medos, receios, enfrentar algo que é maior e mais forte que nós, ela pode ser tudo isso e muito mais, ou pode-se simplesmente enxergá-la como uma onda e nada mais, depende apenas dos olhos de quem as observa.

Foto : Andre Oliveira

Foto : Andre Oliveira

Aos meus olhos, elas são a mais bela e perfeita dança que já vi, não seguem um só ritmo, não respeitam um padrão, mudam conforme o vento e aumentam e diminuem junto com a maré, deslizam serenas em alguns cantos do planeta e em outros provocam maremotos e tsunamis, são selvagens, mas ao mesmo tempo podem ser suaves e flexíveis, dóceis e altamente agressivas, não possuem um só par, são adaptáveis, livres e é por isso que eu surfo, para buscar ser como elas, ter essa leveza, essa liberdade, livre para ir e vir, correr, deslizar, subir e descer sem ter que dar satisfações, elas são tudo o que eu quero ser, é por isto que esta viagem tem inicio, uma jornada para sentir e alcançar esta essência de liberdade, ser como uma onda, fluir com o vento e jamais parar, dia e noite seguir sempre adiante.

Foto : Andre Oliveira

Foto : Andre Oliveira

A melhor maneira, o melhor método que encontrei para isso é tentar ser como um animal que habita nas profundezas dos mares, o caracol, um ser nômade por natureza que viaja devagar, sem pressa, leva sua casa nas costas e descansa quando bem entender, segue seu caminho de acordo com a maré.

Daí surgiu a ideia e o destino me mostrou o veiculo ideal, uma Kombi Caracol, dotada de teto estendido ela tem uma altura de 2,30 metros, seu interior é todo modificado para ser uma casa, um mini motor home, com sofá (que vira cama), banheiro, prateleiras, bagageiro, frigobar, fogãozinho, e o principal espaço de sobra para acomodar muitas pranchas.

A estrada sempre me fascinou, suas infinitas possibilidades, suas diversas bifurcações, seus incansáveis viajantes que navegam nela por tantos motivos, tantos caminhos, alguns estão buscando outros estão fugindo, muitos nem percebem tudo isto, apenas guiam seus veículos absortos em seus pensamentos, não a vivenciam por completo, não estão atentos totalmente ao presente, perdem todas essa magia, todo este encanto.

É por isto que achei ideal adquirir um veiculo lento, que não me faça perder um só instante e minuto da viagem, que faça muitas paradas, mas que me leve para onde eu queira chegar, e no momento aonde eu quero ir é para a costa, a linda e formosa costa atlântica, desfrutar do seu cenário paradisíaco e poder conhecer as suas mais diversas ondas, poder fazer de uma viagem o mais inesquecível sonho de um surfista.

Foto : Andre Oliveira

Foto : Andre Oliveira

Andre Oliveira viajou  desde o sul do Brasil até o nordeste em sua Kombi Motorhome , em uma viagem que durou quase 3 meses.

Sobre o Autor

Da Redação

Da Redação

Equipe da redação

There are 2 comments

  1. Marcilio LAraujo

    Somente agora neste comecinho de julho de 2016, que descobri esta interessante página. E gostei muito. Mas se tivesse mais imagens das estradas percorridas, seria o santo graal dos aventureiros. Visitarei sempre!
    Rio, Inverno de 2016.

    1. Luciano Fernandes

      Oi Marcílio

      Obrigado pela sua mensagem. Para poder disponibilizar mais imagens, e consequentemente mais relatos de viagens, dependemos destes mesmos viajantes nos enviar os relatos que publicamos com prazer. Se conhecer vários que queiram fazer isso, diga para nos catatar que abrimos o espaço sem o menor problema.

      Abs

Comente agora direto conosco

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.