Viajando de carro para Argentina, Paraguai, Uruguai e Chile

Realizar uma road trip com os amigos ou a família, é uma aventura que gera muitas histórias. Imagine então se esta viagem é feita para um outro país. Vivenciar outro idioma, comida e estilo de direção pode ser interessante opção para quem dispõe de tempo e de vontade. Por exemplo, lugares interessantes para visitar com um carro, como Buenos Aires, que fica a 1.300 km de Porto Alegre-RS (ou 2.234 km de São Paulo / 2.670 km do Rio de Janeiro) pode ser uma opção a se considerar, caso todos no carro estejam dispostos a enfrentar um ou dois dias de estrada.

Para quem planeja fazer uma viagem deste tipo para locais de prática de esportes de aventura, prepare-se. O local favorito dos brasileiros, a cidade de Bariloche na Argentina, fica a aproximadamente 2.775 km de Porto Alegre-RS (ou 3.705 km de São Paulo / 4.140 km do Rio de Janeiro). A capital do Rio Grande do Sul foi escolhida como referência para estes exemplos por ser a maior cidade brasileira próximo de Argentina, Uruguai e Chile, locais sempre citados como dos melhores para a prática de trekking e escalada.

Mas é possível ir de carro desde qualquer cidade brasileira até um local em Argentina, Paraguai, Uruguai ou Chile? A resposta é sim! Mas é necessário que o proprietário do veículo faça alguns trâmites para que seja autorizado a entrar em um país estrangeiro.

Argentina

De acordo com informações disponibilizadas pelo consulado da Argentina, o qual fica na cidade de São Paulo-SP, qualquer carteira de identidade (RG) com menos de dez anos desde a emissão é suficiente para identificação dos brasileiros que entrarem no país. O acordo de identificação pelo RG faz parte do acordo do Mercosul. Entretanto para dirigir, é necessário ter habilitação válida, documentação do veículo em dia e comprovante de seguro vigente para o Mercosul. Este seguro não é o seguro obrigatório que é pago todos os anos. Neste caso é o seu seguro particular. Portanto, verifique com a sua seguradora se ela cobre viagens ao país vizinho.

Para quem tem o veículo financiado ou leasing, será necessário registrar uma autorização em cartório com os dados completos do proprietário, do veículo e motorista. Cônjuges e familiares (até segundo grau) somente necessita um comprovante de parentesco para poder dirigir (pode ser a própria carteira de identidade). Caso o carro esteja cheio de amigos, mas não necessariamente amigos, o documento em cartório citado também deve ser feito.

Pela lei argentina 24.449/94 é obrigatório todo veículo ter dois triângulos de sinalização e extintor de incêndio a bordo. Existe ainda a lenda de que não é necessário a existência do cambão, uma espécie de cabo de reboque. Entretanto, para não ter de passar aperto no meio de uma estrada argentina, procure adquirir este equipamento. o consulado informa que é necessário portar o cambão, apesar de não existir uma lei específica sobre isso. Na dúvida, melhor não arriscar.

Na Argentina, assim como no Brasil, é obrigatório dirigir com os faróis sempre acesos mesmo durante o dia.

Paraguai

Para entrar no Paraguai não é necessário passaporte. De acordo com o consulado geral do Paraguai, brasileiros podem dirigir no país apenas com a habilitação válida e uma carteira de identidade (RG) com menos de dez anos desde a emissão. Sim, é necessário portar os dois documentos. Para quem tem o veículo financiado ou leasing, deverá ser apresentada uma autorização com dados completos e, para desespero do grupo que estiver viajando junto, somente a pessoa autorizada poderá dirigir.

Assim que o veículo entrar, é permitido circular pelo país por até três meses. Segundo a lei paraguaia 5016/14 o carro precisa ter extintor de incêndio e dois triângulos de sinalização. O consulado informou também que é necessário carregar mortalhas.

Caso a apólice de seguro particular não tenha cobertura no território paraguaio, será necessário adquirir um documento chamado Carta Verde (oferecida por diferentes seguradoras do Brasil ), o qual protege o veículo contra colisão, roubo, incêndio, furtos, sinistro de terceiros e passageiros.

Uruguai

Para entrar no Uruguai não é necessário passaporte, apenas uma carteira de identidade válida. Pelas informações disponibilizadas pelo consulado do Uruguai no Brasil, o qual fica na cidade de São Paulo, viajantes podem permanecer por até 90 dias no país, ter habilitação brasileira válida e documento que ateste a condição de turista, emitido pela autoridade migratória uruguaia. Ao entrar no país, a migração emite este documento.

É necessário ter seguro particular válido, como a Carta Verde e documentação do veículo em dia. Para quem tem o veículo financiado ou leasing, será necessário ter uma procuração ou uma autorização reconhecida em cartório, nos mesmos moldes exigidos pela Argentina. Vale lembrar que, no Uruguai, é mandatório circular com farol baixo aceso (mesmo de dia), além de ter a bordo kit de primeiros socorros, colete refletivo e dois triângulos de sinalização.

Chile

Como o Chile não faz parte do Mercosul (é apenas um país associado do bloco, como Bolívia, Colômbia, Equador e Peru), é necessário portar passaporte. Existem pessoas que afirmam que não é necessário, mas como o país é apenas associado do Mercosul, os termos de trâmites de imigração são cheios de pequenos detalhes que, para quem é prudente e inteligente (sabendo que para sair do Brasil, sempre é prudente ter passaporte), é melhor não confiar na sorte.

Para dirigir no Chile, é ter habilitação válida e todos ocupantes devem portar carteira de identidade (RG) com menos de dez anos de emissão. Além disso o veículo precisa ter um seguro particular específico chamado de SOAP (Seguro Obligatorio de Accidentes Personales). No caso do Chile, a Carta Verde não é válida.

Todos que irão dirigir o veículo devem registrar uma autorização em cartório com dados completos do proprietário, do veículo e também dos motoristas. Para entrar com o carro no Chile o código chileno de trânsito determina que o veículo tenha extintor de incêndio, dois triângulos de sinalização e colete refletivo.

There is one comment

  1. Luiz Eduardo

    Muito obrigado pela reportagem. Esta questão das mortalhas serem necessárias é bem discutível, alguns falam que precisa ter tanto na Argentina como no Paraguai, outros dizem que só no Paraguai e por ai vai. Mas uma coisa é unânime, NINGUÉM explica como são essas mortalhas e onde comprar. Vocês poderiam me ajudar nesse quesito?

Comente agora direto conosco

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.