“Leve Leve”: A via tradicional de escalada considerada “impossível” na África

Os irmãos Iker e Eneko Pou são uma referência na escalada mundial. Por serem escaladores fortes e ousados, sempre estão garantindo patrocínios de marcas interessadas em toda a divulgação que a dupla recebe por suas conquistas. Ambos, diferentemente de outros escaladores, conseguem unir como poucos conquistas na escalada, marketing, divulgação e redes sociais. Ficar escondendo conquistas, para posteriormente ser carregado nos braços do povo é uma utopia inexistente no mundo real, mas ainda um sonho constante em escaladores de baixo horizonte.

A prova disso, de que é necessário estar aparecendo na mídia (preferencialmente especializada) para todo e qualquer escalador foi mais uma vez mostrada pelos irmãos Pou nesta semana. Contra todos as previsões, por motivos da chuva constante de dois dias em toda a expedição, Iker e Eneko, junto de Manu Ponce, foram até a ilha africana de São Tomé e Príncipe para chegar ao cume do Pico Cão Grande (663 m). O Pico Cão Grande é uma elevação de origem vulcânica com uma forma pronunciadamente aguda, parecendo um picolé

Na aventura havia dois objetivos bastante distintos. O primeiro era abrir uma nova via de uma escalada, em estilo livre, com enfiadas de dificuldades que chegam a 8b+ francês (10b brasileiro) totalizando 450 metros de extensão. A via foi batizada como “leve leve”. Ao todo foram 14 hora de atividade ininterrupta, para finalizar a conquista da via.

Alguns dias depois, os três escaladores fizeram um novo esforço, que era o segundo objetivo da viagem, escalar em livre pela primeira vez a via inglesa “Nubivagant”, com 450 metros de extensão e gradada em 8b francês (10b brasileiro). O projeto, de abertura de quatro vias icônicas, faz parte de uma campanha de marketing de seu patrocinador. A campanha tem como principal atrativo enaltecer os quatro elementos: terra, ar, fogo e água. No ano passado, a dupla foi á Patagônia argentina e para a Amazônia peruana, onde abriram duas vias que representariam o ar e água, respectivamente. Em São Tomé e Príncipe, ex-colônia portuguesa, a via aberta representa o fogo.

O elemento terra, dentre a campanha de marketing de seu patrocinador, será conquistado também no Pico do Cão.

Comente agora direto conosco

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.