Via “Italianos” no Pão de Açúcar: Como é a escalada em uma das mais clássicas vias do Brasil

O produtor de vídeos contemplativos de drone Felipe Lombardi, que já foi destaque na Revista Blog de Escalada, divulgou no início da tarde de ontem uma nova produção. Desta vez a cenária é a tradicionalíssima via de escalada “italianos”, graduada em um 5º Vsup brasileiro, localizada no Pão de Açúcar.

O carioca Felipe Lombardi possui o projeto pessoal chamado de Drone Aventura, que procura mostrar vários locais interessantes para a realização de trilhas e apreciação de paisagens únicas. Lombardi, entretanto, publica seus vídeos em seu canal de youtube, e deixa claro em cada um deles que suas imagens não são para serem usadas para fins comerciais.

Para quem planeja escalar a mesma via, basta acessar a pista Cláudio Coutinho no canto esquerdo da praia Vermelha (bairro carioca Urca). Mais ou menos no meio da pista há uma trilha para o Morro da Urca. No col entre o Morro da Urca e o Pão de Açúcar, há uma espécie de mirante de frente para a praia de Botafogo e aterro do Flamengo. Siga uma trilha para a direita, que chegará na face oeste do Pão de Açúcar. A base da Italianos fica no canto esquerdo.

Suas duas primeiras enfiadas (80 metros) se desta campela verticalidade, solidez da rocha e beleza dos movimentos. Um conselho para quem já escala: não se deve subestimar a graduação da “Italianos”. Quem não está acostumado com a aderência do granito pode estranhar, melhor ir preparado para escalar 6º brasileiro.

Comente agora direto conosco

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.