Via “Italianos” no Pão de Açúcar: Como é a escalada em uma das mais clássicas vias do Brasil

O produtor de vídeos contemplativos de drone Felipe Lombardi, que já foi destaque na Revista Blog de Escalada, divulgou no início da tarde de ontem uma nova produção. Desta vez a cenária é a tradicionalíssima via de escalada “italianos”, graduada em um 5º Vsup brasileiro, localizada no Pão de Açúcar.

O carioca Felipe Lombardi possui o projeto pessoal chamado de Drone Aventura, que procura mostrar vários locais interessantes para a realização de trilhas e apreciação de paisagens únicas. Lombardi, entretanto, publica seus vídeos em seu canal de youtube, e deixa claro em cada um deles que suas imagens não são para serem usadas para fins comerciais.

Para quem planeja escalar a mesma via, basta acessar a pista Cláudio Coutinho no canto esquerdo da praia Vermelha (bairro carioca Urca). Mais ou menos no meio da pista há uma trilha para o Morro da Urca. No col entre o Morro da Urca e o Pão de Açúcar, há uma espécie de mirante de frente para a praia de Botafogo e aterro do Flamengo. Siga uma trilha para a direita, que chegará na face oeste do Pão de Açúcar. A base da Italianos fica no canto esquerdo.

Suas duas primeiras enfiadas (80 metros) se desta campela verticalidade, solidez da rocha e beleza dos movimentos. Um conselho para quem já escala: não se deve subestimar a graduação da “Italianos”. Quem não está acostumado com a aderência do granito pode estranhar, melhor ir preparado para escalar 6º brasileiro.

Comente agora direto conosco

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.