Via de escalada conquistada Serra do Lenheiro-MG pode ser a mais difícil do local

1176341_616517678381753_616550765_nA vida de escalada batizada de “A Profecia” recentemente conquistada na Serra do Lenheiro no estado de Minas Gerais está sendo considerada a mais difícil do lugar.

O conquistador Jonatas Lima a conquistou recentemente, e acredita que possa estar na casa do “9º forte “ou até mesmo 10º (7c+ a 8b+ Fr).

A Serra do Lenheiro fica na cidade de São João del Rei vizinha à cidade de Tiradentes e está localizada a 180 km de Belo Horizonte, 350 Km do Rio de Janeiro e e a 400 km de São Paulo.

Leia o Relato da conquista abaixo por Jonatas Lima:

 Quando comecei a escalar em 2002, em um dos melhores points de escalada móvel do Brasil, nem conhecia e nem tinha ouvido falar em escalada esportiva.

Em toda Serra do Lenheiro havia 4 vias somente neste estilo.

Não é nada fácil você elevar seu grau na escalada móvel!a

Todos sabem que escalar um 7º brasileiro em móvel é muito mais complicado que escalar um 9º brasileiro esportivo.

Alguns escaladores “antigos” estavam num processo de conquistas de setores esportivos na nossa cidade.

Eu era recém chegando na escalada e acompanhei este processo de longe.

Nem imaginava o que o destino preparava para mim.

Passaram dois anos e surgiram dois setores esportivos e o número de vias esportivas aumentou.

Mas não em grandes proporções e o que antes eram 4 vias agora se tornou algo em torno de 10 vias.

a profeica escaladaAqui era conhecido nacionalmente por escaladas tradicionais e comecei a me “auto cobrar”.

Então resolvi a conquistar algumas linhas, mas volto e meia parava e voltava a escalar em movél, e sempre me via parado olhando para nosso grandioso lenheiro.

Mesmo sendo apaixonado por esse tipo de escalada, sempre me cobrei o porque não tinha uma linha forte de via esportiva lá.

Na nossa cidade não tem tantos escaladores ativos, dos antigos que conheci praticamente todos pararam de escalar, e hoje temos uma turma nova, cheia de vontades, com ambições de crescimento, e gana por vias novas.

Algo que me fez alimentar mais ainda o sonho de conquistar uma via esportiva no lenheiro que realmente chamasse a atenção não só de nossos escaladores, mas também de escaladores renomados, conquistei várias linhas esportivas, mas ainda faltava a via.

No ano passado resolvi entrar na via que era considerada a mais difícil de nosso lenheiro.

O grande encontro Vlllb em movél, uma linha que impressiona por sua beleza, mas como disse anteriormente, não é um tipo de escalada acessível, e nesse projeto fui presenteado por Deus,num belo dia quanto tentava a cadena, cansado de tanto cair no crux olhei para o lado e vi simplesmente que havia a possibilidade de abrir uma linha esportiva.DSC05066

Nesse momento passou pela minha cabeça o porque disso, uma linha linda, e fiquei muito empolgado, mas estava empenhado no projeto de mandar a via “O grande encontro”.

Parece que me deu força.

Na semana seguinte saiu a cadena da via e já virei meus olhos pra conquista da via esportiva, chamei um amigo com quem iniciei a primeira investida, e logo vimos que seria uma via forte, e como estava sem furadeira o trabalho não rendia tanto.

Fiquei maravilhado e com um pouco de medo também.

Era uma responsabilidade grande, nas investidas seguintes chamei dois alunos meus de escalada, que viraram parceiros de escalada.

Os grandes amigos Heider Ribeiro (Tio Nen) e Claudio Matsuzaki, que empenharam ao máximo para me ajudar nos trablhos de conquistas, fizemos furos até a noite em algumas investidas, porque o sol castigava demais.

Tudo parecia dificultar, um dia a marreta quebrou, no outro a broca, os trabalhos rendiam cada vez menos, mas a vontade de ver a via pronta era muito grande, e resolvi comprar uma furadeira usada, não aguentávamos mais kkkk.

Na minha última investida com Heider Ribeiro, fizemos os furos finais, surgia a via que tanto tinha sonhado para o Lenheiro.

Fiquei impressionado com o trajeto da linha e falava pro meu amigo que seria a via mais difícil de todo nosso lenheiro, mesmo antes de ter tentado a cadena.

Enfim trabalhos concluídos fomos embora pra casa e a ansiedade de entrar na via era grande, no mesmo fim de semana entrei na via para testar.

Movimentos atléticos, regletes, dinâmicos, oposição, botes, a via se mostrava completa, mas não estava fácil mandar, entrei várias vezes e isolei boa parte da via, em algumas vezes achava que poderia sair a cadena.

Mas os últimos 6 metros da via estava complicado demais.

Sabia onde estava a agarra, mas toda vez que chegava lá faltava força, a via exigia muito, e nessa hora me peguei a pensar que ainda não tinha nome, surgiu vários, mas achei que tinha que se algo que surgisse , e veio a cabeça “A profecia”.

Como conquistei a via não tinha noção do grau que poderia ser, até a visita de dois amigos escaladores fortes, que me confirmaram a possibilidade de no mínimo ser um 8c (br) só que eles nem tentaram isolar o restante da via.

Acho que a via irá romper facilmente a barreira do 9 grau, se tornando hoje a via mais difícil tecnicamente de todo o Lenheiro,

Acho que serve de incentivo para atrair mais escaladores para este point que até tempos vem recebendo poucos escaladores.

Queria ressaltar que a área é militar e requer autorização para escalar, no site da Fememg tem todos os caminhos a serem seguidos para conseguir autorização junto a entidade responsável.

Agradeço ao Luciano Fernandes pelo espaço cedido e fica o convite aos escaladores

Comente agora direto conosco

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.