Liberado vídeo da primeira ascensão feminina da via “Caixa de Pandora” – 9b

Para muitos escaladores chegar a escalar uma via de 9º grau brasileiro (7c a 8a francês) é algo inimaginável. Até pouco tempo atrás, não existiam muitas mulheres brasileiras que conseguiam chegar a este grau de dificuldade.

Mas a paulista Ana Lígia Fujiwara, um dos grandes nomes da escalada em seu estado, não se intimidou com o desafio e realizou a primeira ascensão feminina da via “Caixa de Pandora”.Graduada com dificuldade 9b brasileiro (7c+ francês) a via fica no local de escalada conhecido como Morro do Cuscuzeiro, na cidade de Analândia-SP.

O termo “Caixa de Pandora” é um objeto da mitologia grega, tirada do mito da criação de Pandora, que foi a primeira mulher criada por Zeus. A “caixa” era na verdade um grande jarro presenteado a Pandora o qual continha todos os males do mundo. Pandora abre o Jarro, deixando escapar todos os males do mundo, menos a “esperança”.

A via foi documentada no filme “Elas na Pedra”, a primeira produção de escalada a qual focava somente escaladoras e seus desafios na rocha. A partir do lançamento da produção, muitas outras mulheres sentiram-se inspiradas a realizar produções semelhantes.

Comente agora direto conosco

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.