Liberado vídeo da primeira ascensão feminina da via “Caixa de Pandora” – 9b

Para muitos escaladores chegar a escalar uma via de 9º grau brasileiro (7c a 8a francês) é algo inimaginável. Até pouco tempo atrás, não existiam muitas mulheres brasileiras que conseguiam chegar a este grau de dificuldade.

Mas a paulista Ana Lígia Fujiwara, um dos grandes nomes da escalada em seu estado, não se intimidou com o desafio e realizou a primeira ascensão feminina da via “Caixa de Pandora”.Graduada com dificuldade 9b brasileiro (7c+ francês) a via fica no local de escalada conhecido como Morro do Cuscuzeiro, na cidade de Analândia-SP.

O termo “Caixa de Pandora” é um objeto da mitologia grega, tirada do mito da criação de Pandora, que foi a primeira mulher criada por Zeus. A “caixa” era na verdade um grande jarro presenteado a Pandora o qual continha todos os males do mundo. Pandora abre o Jarro, deixando escapar todos os males do mundo, menos a “esperança”.

A via foi documentada no filme “Elas na Pedra”, a primeira produção de escalada a qual focava somente escaladoras e seus desafios na rocha. A partir do lançamento da produção, muitas outras mulheres sentiram-se inspiradas a realizar produções semelhantes.

Comente agora direto conosco

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.