Veja o relato oficial do13º Encontro de Escaladores do Nordeste de 2014

Foto Oficial do 13º EENE – Igatu 2014 - Igatu Trekking

Foto Oficial do 13º EENE – Igatu 2014 – Igatu Trekking

A escalada está em alta na Bahia e no Nordeste!

O Encontro de Escaladores do Nordeste – EENE teve em 2014 sua 13ª edição realizada no estado baiano, no feriadão de 18 a 21 de abril, com uma programação recheada de atividades e celebridades das montanhas.

Com grande visibilidade entre o público aventureiro, o evento foi grande sucesso, atraindo escaladores, montanhistas e apreciadores de todo o Brasil e do exterior, superando expectativas!!

Desta vez a sede do EENE foi Igatu-BA, a nova joia da escalada brasileira: uma histórica e charmosa vila do município de Andaraí, na Chapada Diamantina, destino brasileiro consagrado pelo turismo de natureza e esportes de aventura da Bahia.

Quinta-Feira dia 17 de Abril

Já no dia 17/04 começaram a chegar os primeiros participantes do EENE Igatu 2014 que vieram de todas as regiões brasileiras e também de outros países.

Foto: Igatu Escalada Trekking

Foto: Igatu Escalada Trekking

Neste primeiro dia de evento, Gideão Melo (RJ), recordista brasileiro de slackline que lidera um programa no Canal Off, comandou oficinas de “Slackline” (fita esticada) e “Waterline” (o slackline sobre a água), em pontos turísticos de Igatu: a Igreja de São Sebastião e o Poço da Madalena, gerando belas imagens destas promissoras atividades de aventura.

Alguns praticantes destas atividades vieram ao 13º EENE especialmente para conhecer e aprender com o atleta.

Rafael Di Credico (BA), o maior responsável pela estruturação e capacitação para a escalada em Igatu/Andaraí e sócio e coordenador técnico da Igatu Escalada Trekking, ministrou uma requisitada oficina de “Introdução à Escalada” no Setor do Labirinto, considerado o campo-escola da escalada local.

Sexta-Feira dia 18 de Abril

Foto: Igatu Escalada Trekking

Foto: Igatu Escalada Trekking

Na noite do dia 18/04 foi realizada a “Abertura Oficial do 13º EENE Igatu 2014” com a participação da Associação dos Empreendedores em Turismo de Andaraí e Igatu – ASSETURAÍ, da Igatu Escalada Trekking e da Prefeitura Municipal de Andaraí, realizadores do evento; bem como do Instituto Chico Mendes de Biodiversidade – ICMBio, órgão ambiental federal e de escaladores provenientes de diversos estados e países.

Representando o ICMBio, o analista ambiental Pablo Casella, foco das atividades de visitação no Parque Nacional da Chapada Diamantina – PNCD, ministrou uma palestra sobre “Escalada e Esportes de Aventura em Unidades de Conservação”, visando à conscientização ambiental dos escaladores para condutas responsáveis em ambientes naturais e à sustentabilidade da escalada.

A 1ª noite do 13º EENE contou também com uma palestra inspiradora sobre “Marumbinismo e o Corpo de Socorro em Montanha – COSMO”, ministrada pelo montanhista de elite veterano Ronaldo Franzen (PR).

Foto: Igatu Escalada Trekking

Foto: Igatu Escalada Trekking

Sábado dia 19 de Abril

Na manhã do sábado, 19/04, enquanto muitos escaladores se espalhavam pelos setores de escalada de Igatu em busca de rocha e das vias de alta qualidade, Ronaldo Franzen ministrava uma oficina ímpar sobre “Abertura de Vias e Proteções”, atraindo excelente público de discípulos escaladores atentos ao mestre.

Foto: Igatu Escalada Trekking

Foto: Igatu Escalada Trekking

Uma oficina memorável de “Waterline” ministrada por Gideão Melo complementou o dia no pitoresco Rio Piaba.

Na ocasião, o atleta abriu novas linhas desta modalidade em um grande poço natural, gerando belos registros deste novo cenário da aventura na Bahia.

À noite, o atleta brasileiro da elite mundial de para-escalada Raphael Nishimura (SP), portador de distonia muscular, campeão brasileiro e vice-campeão mundial (2012) ministrou a palestra “Escalada para Todos”, emocionante e motivadora para todos os presentes.

Em seguida houve a premiação do desafio de escalada esportiva do EENE 2014. O primeiro lugar foi premiado com uma mochila Deuter.

Encerrando a 2ª noite o astrônomo Fernando Munaretto, responsável pelo blog de astronomia “Guardador de Estrelas” do portal www.ibahia.com deu uma luminosa palestra sobre os astros e formas de identificá-los a partir da simples observação

Domingo dia 20 de Abril

O domingo, 20/04, foi cheio de atividades, começando cedo com escalada livre nos setores.

Às 09:30h tiveram início as oficinas de “Highline” com o atleta Gideão Melo, no setor do Labirinto; e de “Autorresgate” com o montanhista veterano Ronaldo Franzen, no centro de Igatu.

 Foto: Marumby Montanhismo

Foto: Marumby Montanhismo

Ambas as oficinas trouxeram conteúdos técnicos e práticos de ponta para os participantes que tiveram excelente aproveitamento e fizeram grandes elogios aos convidados.

A tarde foi repleta de adrenalina com os desafios de “Boulder”, realizado no setor do Labirinto, na pedra do Disco Voador, e o de “Slackline” na modalidade “Waterline”, realizado no Poço da Madalena.

Numa disputa acirrada, Gabriel Pinheiro de Vitória da Conquista – Bahia ficou com o primeiro lugar no “Waterline” e Ikan Maia, também da Bahia, conquistou o desfio de “Boulder”.

A noite começou com um desafio de “Escalada Indoor Infantil” que mobilizou a comunidade e levantou a plateia.

A criançada local dominou a cena e superou todas as expectativas, fazendo com que os organizadores do desafio refizessem mais de 4 vezes as linhas da parede indoor, montada no centro de Igatu, para torná-las mais difíceis de forma a chegar a uma decisão.

Janine Cardoso (SP) ministrou uma palestra instigante sobre “Preparação Feminina para Performance na Escalada Esportiva” que cativou a atenção das mulheres e dos homens ao focar na rotina dos atletas profissionais e na realidade da escalada competitiva.

Em seguida, foram realizados o Encerramento Oficial do EENE Igatu 2014 e o Lançamento Oficial do EENE 2015 em Quixada.

Um vídeo-convite convocando a todos os escaladores para o evento do próximo ano mostrou o que Quixada, no estado do Ceará, tem a oferecer em termos de escalada e aventura.

Segunda-Feira 21 de Abril

Apesar de encerrado oficialmente no feriado de Tiradentes, 21/04, muitos escaladores permaneceram em Igatu e na Chapada Diamantina após o EENE Igatu 2014.

No dia 22/04 o atleta de slackline Gideão Melo “armou” mais uma das suas,equipando outro Highline, desta vez no setor do Califórnia.

Ronaldo Franzen e Rafael Di Credico partiram para mais uma aventura com os participantes do EENE no Setor do Trianglin que oferece belas paisagens e escalada móvel de qualidade.

Foto: Arquivo pessoal de Gideão Melo

Foto: Arquivo pessoal de Gideão Melo

O 13º EENE consagrou Igatu como um dos melhores destinos de escalada do Brasil: único, acessível para iniciantes e motivador para escaladores experientes, com ótima estrutura de escalada com 200 vias de qualidade, inúmeros boulders, além de rios, cachoeiras, paisagens deslumbrantes da Chapada Diamantina e excelente estrutura turística para receber os visitantes na Bahia.

Comente agora direto conosco

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.