Veja como foi o Petzl Roc Trip 2012

Muito bem definido pela revista espanhola Desnivel: Petzl Roc Trip 2012 foi um verdadeiro Woodstock de escalada.

Foi exatamente isso que se viu em Piedra Parada: shows de música, confraternização de escaladores e MUITAS vias para escalada.

Com cerca de 850 escaladores inscritos, e um total de 1200 inscrições realizadas no local, o evento marcou a história do estado de Chubut na Argentina, além de ficar na tatuado na memória de cada um que esteve presente ao evento.

Para quem ainda tem dúvidas sobre a importância deste evento, apenas a informação de que foi aberto ao público o melhor local de escalada esportiva da América do Sul faz o mais cético mudar de idéia.

Foram entregues aos inscritos um guia de escalada que tem quase 300 vias de escalada, com maioria perto dos 30 metros e extensão. Sendo que 40% dentro de 6ºFrancês (de 6º a 7b Brasileiro).

Haviam escaladores do mundo inteiro ao local, sendo que , obviamente, em sua predominância da Argentina.

O idioma oficial, mesmo para quem era da Europa ou Austrália, era o espanhol.

Com uma organização exemplar, e muito bem planejada, a Petzl Argentina demonstrou o seu total compromisso e identidade com a escalada e a sua comunidade.

A escalada no Cãnion da Buitrera talvez nenhuma foto pode demonstrar o quanto imponente é cada via em cada setor existente no local.

O clima , porém, não muito amigável, que alternava entre sol forte, umidade relativa do ar baixíssima, e à noite um frio que em alguns dias chegou a 2ºC (medidos por muitos barômetros de escaladores) fez com que algumas pessoas menos preparadas não aproveitassem o evento.

O clima patagônico não abre margem para improvisações, e por isso não foi incomum ver pessoas sofrerem de verdade por ignorar o fato. Seguramente será uma lição que não esquecerão mais.

O camping é a única opção de hospedagem para escalar por aí.

A obrigatoriedade do uso de capacete fez escaladores passarem por constrangimentos de pequenas “broncas” dos fiscais voluntários que vigiavam atentamente ao local.

Fato este que serviu de lição para que algumas pessoas displicentes tomarem várias “chamadas”.

Houve um acidente envolvendo alguns escaladores, sendo que até mesmo uma escaladora brasileira teve seu rosto atingido por uma pedra que caiu de uma via. Ficando aí o alerta de estando no local SEMPRE usar capacetes.

Detalhe: o Hospital mais próximo fica a 50 km em estrada de terra. Durante o evento haviam ambulâncias e ambulatório, que ajudou a não haver maiores transtornos em caso de acidentes.

Para se ter uma idéia de como foi o evento, assista ao vídeo e confira o grau de felicidade e harmonia existente entre cada escalador presente.

Parabéns à Petzl Argentina que demonstrou a todas as outras distribuidoras da América do Sul como criar identidade e fidelidade com o público alvo.

Em breve o Blog de Escalada estará disponibilizando muitas fotos do evento.

 

 

There are 2 comments

Comente agora direto conosco

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.