Livro da Semana: “Van Life, Your Home on The Road” – Foster Huntington

Frequentemente comparada com o movimento hippie dos anos 1960/1980 que, em linhas gerais, foi um comportamento coletivo de contracultura, o Van Life também anda na mesma linha. Inegavelmente é um fenômeno e que dificilmente pode ser associado a algum modismo contemporâneo, da mesma maneira que acontece com roupas e outros aspectos culturais da cultura pop.

A própria expressão Van Life teve seu nascimento despretensioso em uma hashtag que uma pessoa, que vivia neste estilo, colocava em suas fotos em uma rede social.

Poucos sabem, mas a expressão foi criada pelo americano Foster Huntington, que por volta do ano de 2011, já frequentava diversos locais de surf em seu furgão adaptado a um motorhome, viajando por vários lugares da América latina e EUA para praticar seu esporte. Tudo começou quando trabalhava de designer para a marca Ralph Loren, e comprou um Volkswagen Syncro ano 1987. Huntington investiu seus conhecimentos de design no veículo para construir seu motorhome. Assim que terminou, pediu demissão de onde trabalhava, vendeu tudo o que tinha em seu apartamento em New York e partiu para a Califórnia para surfar, explorar e tirar fotos de seu motorhome estacionado em diversos lugares paradisíacos.

Nesta época era os primeiros dias do Instagram e, utilizando um jargão popular brasileiro, “quando tudo era mato” na rede social foi se diferenciando das já manjadas fotos de comida. Ao longo do tempo Foster Huntington acumulou milhões de seguidores. Sua marca registrada era colocar hashtags como #homeiswhereyouparkit (casa é onde você estacionar) e #livesimply (viva simples). Mas a hashtag que mais utilizou neste tempo foi #vanlife.

A hashtag #vanlife era um trocadilho em relação à tatuagem do rapper Tupac (músico americano conhecido por músicas que falavam sobre violência, miséria nos guetos, racismo e problemas da sociedade) que dizia “thug life”. Thug Life foi originalmente um movimento social criado pelo rapper Tupac e Razvan Birt com intuito de diminuir as mortes banais e a violência nas áreas pobres e favelas dos EUA.”Thugs” em gíria local significa bandido e o movimento recomendava e o que poderia e o que não poderia ser feito nas comunidades pobres americanas.

Ao menos em seu íntimo, Foster Huntington acreditava que Van Life poderia ser o equivalente às pessoas desiludidas com a vida ultra-capitalista que leva e, desta maneira, buscar algo alternativo que faça um significado. Sete anos depois e com um milhão de seguidores, quase todos seus posts do Instagram possuem esta hashtag. No ano de 2013 o americano fundou um projeto em um site de financiamento coletivo (crowdfunding), para lançar um livro de fotografias batizado de “Home Is Where You Park It”. Atualmente este livro está na quarta edição.

Neste final de ano, Foster Huntington está lançando seu segundo livro:”Van Life, Your Home on The Road” é uma coletânea de veículos que ele encontrou na estrada, com um breve resumo da vida de seus proprietários. Indiscutivelmente é um livro imperdível para quem gosta do tema e procura ter referências não somente de veículos, mas também saber o que levou pessoas a adotar este estilo de vida.

Os veículos foram fotografados ao longo de todas as viagens que o autor realizou de 2013 até hoje, contendo fotos de seus interiores e de seus proprietários.

Ficha Técnica

  • Título: Van Life, Your Home on The Road
  • Autores: Foster Huntington
  • Edição:
  • Ano: 2017
  • Número de páginas: 256
  • Editora: Black Dog & Leventhal

Comente agora direto conosco

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.