Liberado trailer de Valle de los Cóndores – Um dos melhores lugares da América do Sul para escalar

Já escutou falar do local de escalada conhecido como Valle de los Cóndores? Caso este local seja uma novidade para você, considere-se desatualizado quanto a saber sobre quais são aos melhores lugares de escalada existente na América do Sul. Atualmente com pouco mais de 450 vias (todas catalogadas e disponibilizadas em guia de escalada gratuito), mas com potencial para pelo menos três vezes esta quantidade, Valle de los Cóndores vem caminhando para consolidar-se como o local de escalada esportiva com o maior número de vias conquistas no continente sul-americano.

O local fica próximo da Laguna del Maule, 150 km da cidade chilena de Talca, e a aproximadamente 2.000 metros de altitude. Como não há opções de acesso fácil (aeroporto, ônibus ou taxi), este local ficou à espera de conquistadores de vias de escalada por muito tempo. O processo de conquista do Valle de los Cóndores começou há oito anos e se intensificou nos últimos dois anos. Atualmente são ministrados no local cursos de conquistas de vias de escaladas para quem se interessar pela atividade, além de eventos festivos chamados pelos escaladores locais como “equipatón” (uma espécie de mutirão para conquistas de um grande volume de vias).

Ainda pouco conhecido do público brasileiro, Valle de los Cóndores recebe todos os anos centenas e, especula-se, até mesmo milhares de escaladores. O lugar se equipara a qualidade e quantidade de vias a locais como Valle Encantado e Piedra Parada (ambos na Argentina). Escaladores locais, por causa do volume de conquistas de vias que exista no local atualmente, esperam que o local, na temporada de 2018/2019 esteja com aproximadamente 600 vias.

Para divulgar o local, escaladores chilenos coletaram declarações dos visitantes e elaboraram um documentário que promete mostrar toda a beleza e potencialidade do lugar. Setores como Guasamacos, La Cárcer e Grand Pared que recebem visitas durante a temporada de escaladores como Alex Megos, Alex Honnold, entre outros, serão mostradas em tomadas realizadas por drones.

Os produtores, entretanto, não anunciaram data do lançamento, mas foi apurado pela redação da Revista Blog de Escalada que será liberado para visualização na íntegra na internet após exibições em academias de escalada de Santiago do Chile.

Baixe o guia de escaladas em: http://www.mediafire.com

Comente agora direto conosco

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.