Uso dos pés na escalada e como fortalecê-los

Em todos os sites que abordam montanhismo e escalada, aparecem artigos sobre o uso adequado dos pés. Mas nenhum menciona que, para um ótimo apoio do pé na escalada, é necessário uma musculação adequada que produza uma ótima manutenção do antepé. Em especial para o dedão do pé (primeiro pododáctilo ou hálux), exercitá-lo é fundamental.

Muitas vezes, especialmente em principiantes, é verificado o mal uso dos pés. Para quem está começando, é nítido durante a prática da escalada, como não apoiam bem os pés nas agarras. Na escalada é grande a porcentagem de pisadas não somente com o antepé (muitas vezes somente a ponta do pé), mas em agarras com não mais que alguns centímetros quadrados de superfície.

A flexão do pé, em especial a flexão do halux maior, são músculos não muito desenvolvidos, pois ninguém caminha nas pontas dos pés. O principiante produz uma falta de flexão do antepé e em algumas ocasiões, uma extensão deste ao suportar todo o peso do corpo. Uma angulação negativa do antepé sobre a agarra, produz uma diminuição da força de fricção e, com isso, perde a transferência do peso aos pés, tendo de usar mais as mãos para escalar.

Em um muro com 90° de inclinação (ou seja totalmente vertical), a transferência do peso aos pés pode ser algo como 95%. Isso quer dizer que quando se escala nas pontas dos pés, significa que é quase a mesma coisa que caminhar nas pontas dos pés, como se fosse uma bailarina. Basta tentar caminhar nas pontas dos pés com tênis para perceber que é exercido uma grande quantidade de forças sobre o antepé.

É por este motivo que principiantes devem-se sentir que são desajeitados ao não saber usar bem os pés para escalar. Isso porque é necessário um bom tempo para poder fortalecer os músculos encarregados da flexão do antepé e do dedão. Este fortalecimento requer meses. Nas bailarinas, o domínio da técnica de ponta requer anos de treinamento. Para um escalador é também necessário tempo.

Esta é outra das razões pelas quais é necessário usar as sapatilhas de escaladas apertadas, pois isso ajuda a enrijecer o antepé e facilita a habilidade de ficar somente nas pontas dos dedos em agarras pequenas. Mas para escaladores principiantes, chegar a isso não é fácil e a sapatilha de escalada demasiadamente apertada será mais um incômodo do que um benefício.

Um exercício útil de fazer, é trabalhar as panturrilhas, com o diferencial de que se chegue ao final do exercício de tentar colocar o pé o mais alto que se possa sobre a ponta do pé. Por outro lado, escalar em paredes verticais inicialmente, não somente melhora a técnica, como também fortalece mais rápido os músculos encarregados de manter-se em cima das pontas dos pés.

Entretanto, em vias negativas o antepé e o dedão produzem ao flexionarem uma espécie de encaixe do pé com as agarras, mesmo que talvez não se distribua tanto peso ao pé, conseguindo manter o corpo grudado à parede, para poder seguir avançando. Portanto, o bom desenvolvimento desta musculação é útil para todo tipo de graduação no muro.

Ao passar a ficar na ponta do dedão, traz várias vantagens na escalada:

  1. Poder ficar em pé e transferir o peso do corpo à agarras muito pequenas
  2. Poder fazer mudança de pés com maior facilidade
  3. Poder girar o pé facilmente, sem que ele saia da agarra (girando sobre o eixo centra que é a ponta do dedão)
  4. Poder ter maior alcance, pois se ficar nas pontas dos pés, também pode ganhar alguns centímetros extras para escalar.

There are 2 comments

Comente agora direto conosco

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.