Nova academia de escalada será inaugurada em Belo Horizonte

Os praticantes de escalada da cidade de Belo Horizonte, contarão com um novo endereço para a prática e treinamento de escalada na cidade. A Up Academia será inaugurada nesta sexta-feira na capital mineira, tornando-se a mais nova academia de escalada da capital mineira.

A cidade de Belo Horizonte, que já possui outros três estabelecimentos do gênero, contará com mais uma opção, tornando-se assim uma das cidades com maior número de academias de escalada do Brasil. O empreendimento é conduzido pelo escalador Flávio Sabino, que sempre praticou modalidades como judô e capoeira (atividade que também é professor).

Foto: Flávio Sabino

Apaixonado por atividades outdoor, quando mudou para Belo Horizonte e acabou gerenciando a academia 7 Cumes, por vários anos idealizou um formato de academia de seus sonhos. Desde que estudava Educação Física, já cultivava a ideia de abrir uma academia de escalada na cidade desde que era estudante.

Flávio Sabino confessa que desde quando trabalhou como gerente, já desejava ter um negócio próprio que pudesse implantar ideias próprias de ensino e prática de escalada.

Como foi o planejamento

Foto: Flávio Sabino

Porém nem tudo foi muito simples, pois para tirar a ideia do papel levou de três a quatro anos, afirma Flávio Sabino. Desde planejar o negócio, até encontrar o local mais adequado para o empreendimento não foi tarefa fácil. O dinheiro, explica, foi arrecadado com seu esforço e economias oriundas da empresa de locação de muros de escalada que possui. Para que o montante fosse arrecadado, Sabino afirma que trabalhou de maneira obstinada, em domingos e feriados, sempre visando o objetivo final que era abrir a academia de escalada.

Flávio, durante dois anos, também teve de lidar com as burocracias de impostos e exigências da prefeitura de Belo Horizonte para abrir o negócio. Para gerenciar o empreendimento possui parcerias com lojas e marcas mineiras que exploram o segmento na cidade. Um diferencial da academia, com relação às outras, está no horário de funcionamento: segunda à sexta das 6:30 às 22:00. Sábado e domingo abrirá das 9:00 às 14:00.

Foto: Flávio Sabino

Quando perguntado quanto a alguma programação especial, com relação à campeonatos e festivais de escalada, Flávio Sabino preferiu não antecipar nada.

O motivo do “segredo” é simples: sua preocupação atual está em abrir o local e conseguir conquistar o maior número possível de frequentadores.

Estrutura

A estrutura também impressiona, com área total de empreendimento de 780 m² e área útil de escalada 660 m² divididos entre boulder e vias. Orgulhoso Flávio Sabino afirma que o muro de boulder possui 4,50 metros de altura, visando a altura oficial do UIAA (com direito a uma cave).

Para as vias de escalada as alturas variam de 11 metros e uma parte com a inclinação de escalada em velocidade. A novidade prometida para em breve é adquirir as agarras para a nova modalidade e ser a primeira estrutura do Brasil a oferecer a opção.

O novo endereço funcionará na Avenida Deputado Cristovam Chiaradia, 155, no bairro Buritis na cidade de Belo Horizonte.

Comente agora direto conosco

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.