Uma lição para a escalada: Para observar, escute e olhe

Em 1979 eu estive no exército, servindo na ZDM (Zona Desmilitarizada) na Coréia. Nossa missão era patrulhar o setor americano e não deixar os Norte-Coreanos infiltrarem na Coréia do Sul.

Nós patrulhávamos às noites e armávamos PE/PO (Posto de Escuta / Posto de Observação) próximo à fronteira da Coréia do Norte. Para fazer nosso trabalho de forma eficiente, nós precisávamos escutar e observar de uma forma que nos ajudaria a localizar quem infiltrava.arno-ilgner-2

Nós escutávamos os barulhos e olhávamos procurando movimento. Escutar e olhar nos ajudava em nossa observação da situação e no relatório de informação precisa.

Há uma diferença entre escutar e ouvir, olhar e ver. Quando nós escutamos, nós prestamos atenção no propósito de ouvir. Quando ouvimos nós simplesmente usamos nosso sentido de ouvir para perceber sons.

Escutar é ativo; ouvir é passivo. “Prestar atenção” – escutar – usamos nossa atenção para engajar-nos na situação. “Perceber sons” – ouvir- estamos passivamente permitindo que os sons causem um impacto em nós. Podemos estar atentos quando ouvimos um som, mas escutar esse som requer o foco de nossa atenção ativamente durante o processo da escuta.

É a mesma coisa com o olhar contra o ver. Quando olhamos, viramos nossos olhos em alguma direção para que possamos ver. Quando vemos, simplesmente usamos nosso sentido da visão para perceber objetos. Olhar é ativo; nós “viramos nossos olhos em uma direção,” nos engajamos com a situação e prestamos atenção à ela.

Ver é passivo; imagens visuais estão simplesmente sendo percebidas com os olhos. Podemos estar atentos quando vemos um objeto, mas olhar esse objeto requer o foco de nossa atenção ativamente durante o processo de olhar.

Ao escutar nós engajamos nossa atenção em todo o ambiente ao nosso redor. Quando ouvimos um som, movemos nossa cabeça e corpo na direção do som, e focamos nossa atenção no som específico para investigá-lo.

De maneira similar, ao olharmos nós engajamos nossa atenção em todo o ambiente ao nosso redor. Quando vemos um objeto se mover na visão periférica de nosso campo de visão, movemos nossa cabeça e corpo na direção do movimento e focamos nossa atenção no objeto específico para investigá-lo.

arno-ilgner-4

O passo final é se tornar observador do que estamos escutando e olhando. Fazemos isto observando a tendência da mente dde formular conclusões rápido demais. A mente quer certeza e criará conclusões antes que o processo de olhar e escutar possam acontecer.

A mente está motivada na direção de resoluções rápidas de uma situação para que ela possa atingir o conforto. Precisamos dar tempo para permitir que a informação seja absorvida e processada, antes de formular conclusões. Fazemos isto atrasando nossas conclusões.

Quando nós ocupávamos um PE/PO na Coréia, nós precisávamos escutar as ameaças. Nos ouvíamos sons da natureza e de humanos. Nossa tendência era categorizar os sons da natureza como não-ameaçadores e sons humanos como ameaçadores.

Rotular os sons da natureza (pássaros, vento) como não-ameaçadores significava que não precisávamos mais prestar atenção à eles. Escutar estes sons poderia revelar uma ameaça. A mente procurava conforto no rótulo de não-ameaçador, portanto o processo de escuta e observação eram diminuídos.

Havia uma tendência a categorizar o movimento que víamos para o sul como amigável e o movimento para o Norte como o inimigo. Se víamos movimento para o Sul, onde outra patrulha Americana deveria estar, então precisávamos olhar para determinar a ameaça, ao invés de rotulá-la como amigável.

Era um animal, a patrulha americana ou o inimigo? A mente buscava conforto no rótul de Sul/Norte portanto o processo de escuta e observação eram diminuídos.

Nosso trabaalho era atrasar as conclusões. Precisávamos observar e dar essa informação para a inteligência militar. Eles coletavam as informações de todas as patrulhas, as processavam e depois formulavam uma conclusão mais precisa sobre as ameaças.

Ao escutar e olhar nós engajamos nossa atenção no processo de observação. Nós estávamos engajados com a situação. Também observamos as tendências de nossa mente de tirar conclusões sobre aonde estava ou qual era a ameaça.

Nós mantínhamos nossa atenção engajada ao escutar tudo que ouvíamos e olhar a tudo que víamos, permanecendo no estresse de não saber ao invés de esconder nos rótulos confortáveis e conclusões.

Dica Prática: Atrase

Quando você escalar, você experimentará o estresse. A mente irá querer resolver esse estresse ao buscar conforto. Pegue por exemplo o cansaço físico, estar tijolado.

A mente vai querer escapar o estresse de estar tijolado e dizer “pega (ou trava)” para se pendurar na corda.

Não pegue ou trave. Invés disso, atrase e procure opções. O atraso te da tempo; o ato de olhar engaja sua atenção na situação. Olhe para a esquerda, direita e para cima.

Permaneça no estresse e observe quais opções se apresentam.

1-WarriorsWaylogo_

O livro “The Rock Warrior Way – Mental Training for Climbing” está à venda traduzido para a língua portuguesa no Brasil em: http://www.companhiadaescalada.com.br/

Tradução do original em inglês: Gabriel Veloso

Arno Ilgner distinguiu-se como um escalador pioneiro nos anos 1970 e 80, quando as principais ascenções foram as primeiras fortes e perigosas. Essas façanhas pessoais são a base para Ilgner desenvolver o programa de treinamento físico e mental – Rock Warrior Way ®. Em 1995, após uma pesquisa aprofundada da literatura e prática de treinamento mental e as grandes tradições guerreiras, Ilgner formalizado seus métodos, fundou o Instituto Desiderata, e começou a ensinar seu programa de tempo integral. Desde então, ele tem ajudado centenas de estudantes aguçar a sua consciência, o foco de atenção, e entender seus desafios de atletismo (e de vida) dentro de uma filosofia coerente, baseada em aprendizado de tomada de risco inteligente. Ilgner considera a alegria e satisfação no esforço – a “viagem” – intimamente ligada à realização bem sucedida das metas.

Comente agora direto conosco

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.