Uma escalada no Frey – Um dos lugares mais espetaculares do planeta

Pergunte a qualquer pessoa que já tenha visitado o Frey, em Bariloche na Argentina, e seguramente escutará que o lugar é espetacular.

As escaladas em móvel existentes no lugar seguramente cunham o melhor do esporte existente em cada praticante que por lá passar.

frey-argentina-3

O Abrigo Frey (Refugio Emilio Frey) está localizado no Cerro Catredal, uma montanha localizada a 20 km do centro da cidade de Bariloche, e dentro do Parque Nacional Nahuel Huapí.

Atividades como camping, trekking e escalada (grande maioria com proteções móveis) tornam a visitação no lugar um divisor de águas na vida de qualquer pessoa.

Pela sua popularidade e localização singular o local acabou sendo chamado pelo nome do monolito que batiza o abrigo.

O Refugio Emilio Frey está localizado às margens da Lagoa Toncek, aos pés da Aguja Frey do Cerro Catedral.

A Aguja Frey é uma homenagem ao topógrafo Emilio Frey, que desde 1895 trabalhou na comissão de fronteiriça argentina presidida por Perito Moreno que tinha como objetivo determinar de maneira oficial a fronteira do país na região dos Andes.

Emilio Frey também foi o responsável administrativo pelo Parque Nacional Nahuel Huapi e um dos fundadores do Club Andino Bariloche, em 1931, o qual presidiu por 30 anos.

frey-argentina-4

O abrigo Emilio Frey (chamado de refugio em espanhol) possui capacidade de acomodar, de maneira cômoda, 40 pessoas oferecendo serviço de pernoite, uso da cozinha, sanitários e lojinha de mantimentos.

O camping ao redor do abrigo é abrangente e é pago com contribuições voluntárias, pois o Club Andino Bariloche pede que as pessoas paguem algum valor, para assim contribuir com a manutenção do lugar

O acesso tradicional começa no estacionamento dentro do centro de esqui Catedral por meio de uma trilha, que demora cerca de 4 a 6 horas para ser percorrida, o qual margeia o córrego Van Titter.

Alguns montanhistas, em geral com preparo físico precário, utilizam um serviço de mulas para que percorram o caminho andando sem carregar o peso das mochilas.

Por mais bonito que seja a foto que tente ilustrar a beleza do lugar, ainda assim não consegue transmitir o quão espetacular é.

O vídeo realizado por Juan Toro ilustra de maneira bem resumida como é para o escalador, desde o trekking de acesso ao abrigo, até a escalada em si.

frey-argentina-2

frey-argentina-1

Sobre o Autor

Da Redação

Da Redação

Equipe da redação

There are 3 comments

Comente agora direto conosco

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.