UIAA divulga mapa com os principais locais de corrosão de proteções de escalada no mundo

O Union Internationale des Associations d’Alpinisme (UIAA – União Internacional das Associações de Alpinismo) divulgou no dia de ontem um mapa, no qual identificou os principais locais de corrosão de proteções de escalada em todo o mundo. Usando o Google Maps como plataforma, localidades estudadas pelos analistas da entidade, são identificadas e marcadas em um mapa interativo.

A ação coordenada pelo UIAA para essa análise destina-se apenas servir como uma referência, para identificar áreas onde foram registrados exemplos de corrosão acentuada das proteções de escalada. O mapa, portanto, é apenas um guia informativo o qual é resultado de uma base nos dados recebidos pelo UIAA e avaliados por seus analistas. A própria entidade já alerta em sua página que a iniciativa não pretende ser uma referência completa e está sujeita a mudanças e controle da UIAA.

Curiosamente, no mapa divulgado pela entidade, o Brasil, que possui várias áreas de escalada em cidades litorâneas, não foi identificado no mapa. Para apoiar a SafeCom, nome da iniciativa do UIAA para áreas de alta corrosão, a entidade também disponibilizou um formulário para compartilhar informações sobre corrosão ou ancoragens defeituosas. Para que o público tenha mais informações sobre a corrosão de ancoragens de aço inoxidável na rocha, a entidade disponibilizou um documento intitulado “Corrosion and Stress Corrosion Cracking Failure of Climbing Anchors” que foi elaborado em 2015 e está disponível em inglês, francês e alemão.

O SafeCom oferece suporte de pesquisa nas seguintes áreas:

  • Degradação ambiental: Com relação à corrosão sob tensão e outros tipos de corrosão. A SafeCom está trabalhando na revisão dos aspectos de degradação ambiental do Padrão 123 para ancoragem em rocha. Para isso o SafeCom requer exemplos de falhas de ancoragem feitas de aço inoxidável. Se o usuário tiver amostras de âncoras defeituosas (como rachaduras e/ou corrosão, ou mesmo rachaduras suspeitas) que tenham sido usadas em ambientes internos ou externos, a SafeCom está interessada em mais informações para examiná-las.
  • Principais ancoragens: A SafeCom está trabalhando na revisão de ancoragens na rocha rocha para fazer provisões específicas para os principais tipos. Incluindo testá-las e verificar quais níveis de resistência devem ter.

There is one comment

  1. SIDNEI CAPONI

    Isto só mostra como algumas entidades como uiaa em qual se baseiam muitos criterios de segurança em proteçoes e equipamentos aqui no brasil esta preocupada com nosso desenvolvimento ou nao no esporte . As vezes escuto de um cara ou uma associaçao que nunca fez nada no local que residimos ir de blabla por nao usar proteçao x ou y , pois nao é certificada uiaa , sinceramente vao catar coquinho , se vou em lugar vejo uma via em mau estado arrisco se quiser , e outra se esta achando ruim , vai la e troca , coloca nova , simples , esquecem do principal que é escalar e se divertir .

Comente agora direto conosco

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.