Ucraniano de 13 anos encadena via de 11c e estabelece novo recorde de precocidade

O escalador ucraniano Illya Bakhmet-Smolensky anunciou por meio de suas redes sociais, que encadenou a via “Chromosome X”, com grau de dificuldade 9a francês (11c brasileiro) no local de escalada suíço conhecido como Charmey. Com apenas 13 anos de idade, Bakhmet-Smolensky estabelece um novo recorde de precocidade na escalada esportiva.

O vídeo da ascensão de Illya Bakhmet-Smolensky está disponível no topo do artigo.

A marca de precocidade pertencia a dois escaladores: o escalador tcheco Andam Ondra, em 2006, e a norte-americana Ashima Shiraishi, em 2015. Ambos também encadenaram suas primeiras vias aos 13 anos de idade.

Segundo um site especializado em ranqueamento de escaladores esportivos, Illya Bakhmet-Smolensky é cinco dias mais novo que Ondra, quando ele encadenou seu primero 9a. Ashima Shiraishi completou 14 anos poucos dias depois de encadenar “Open Your Mind Direct” em Santa Linya.

 

Visualizar esta foto no Instagram.

 

Uma publicação compartilhada por Illya Bakhmet-Smolensky (@illyaclimber) em

Quem acreditar que Illya teve “sorte” ao entrar para o seleto clube dos escaladores a encadenar via em 9a francês (11c brasileiro), engana-se.

Bakhmet-Smolensky encadenou seu primeiro 8a+ francês (10a brasileiro) com apenas 9 anos de idade e 8c francês (11a brasileiro) aos 11.

Comente agora direto conosco

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.