Saiba quais são as 10 melhores trilhas dos Estados Unidos

Aqui mesmo na Revista Blog de Escalada já foram feitas algumas listas sobre os trekkings mais bonitos, mais interessantes, europeus e chegou a hora de fazer sobre os melhores trekkings dos Estados Unidos. Não é questão de ser colonizado ou admiração cega à civilização yankee. Muitas outras listas são feitas e demandam muita pesquisa.

Especialmente porque já foi feito também um guia essencial de duas das mais icônicas trilhas de longa distância dos Estados Unidos: Pacific Crest Trail e a Appalachian Trail. Ambas são muito procuradas por terem sido retratadas em filmes hollywoodianos, mas como vários leitores nos alertaram estão muito longe de serem as melhores do país. A motivação de escrever sobre trekking nos Estados Unidos é simples: mostrar que no país existe muito mais do que clichês batidos como rodar a Rota 66 ou visitar a Disneylândia.

A lista abaixo foi feita após uma extensa pesquisa, além de consultar praticantes de trekking dos EUA. Muito provavelmente alguma trilha de preferência de algum leitor possa ter sido preterida. Quanto a isso, resta dizer que acontece e que ma trilha não ser escolhida não faz dela ser melhor ou pior.

West Maroon Pass

Situada no estado americano do Colorado, a West Maroon (Grená Oeste em tradução livre) é considerada a mais fotogênica das trilhas do estado e do país. Suas maiores atrações em pouco mais de 20 km de trilha são cacheiras, lagos alpinos (lagos situados acima de 1.500 acima do nível do mar) e floresta de pinheiros que parecem ter saído de algum filme.

No trajeto há diversos hostels para abrigar os praticantes de trekking. Esta trilha faz parte da famosa Four Pass Loop, uma trilha que exige boa preparação física do praticante.

Mais informações: http://www.hikingwalking.com

Great Smokey Mountains National Park

O Parque Nacional Great Smoky Mountains é um parque dos Estados Unidos que fica entre os estados do Tennessee e Carolina do Norte. Por ser uma região montanhosa, com abundância de chuvas, possui uma invejável floresta de coníferas.

A trilha mais famosa do lugar é The Boulevard Trail, que faz parte da Appalachian trail por apenas 4 km, e possui no total apenas 8 km. É considerada perfeita para quem deseja uma trilha curta, mas de alta intensidade. Por ser tão curta não exige que o praticante durma em alguma cabana ou algo assim. O parque é muito procurado por campistas.

Mas no parque há outras rotas, não tão famosas quanto as citadas, e por isso mesmo vazias e que proporcionam imersão total na natureza.

Mais informações: http://www.hikinginthesmokys.com

 

The Superior Hiking Trail

Localizada no estado americano do Minnesota, é uma das maiores do país com 495 km de extensão. Por ser tão longa, e exigir preparação física e de logística do praticante de trekking é considerada das mais desafiantes. Dependendo da época do ano, é realizada toda com a presença de neve entre as trilhas.

No trekking é possível apreciar florestas boreais e a cadeia montanhosa de Sawtooth. Seu percurso é quase todo contornando parte do Lago Michigan (na fronteira com o Canadá) e muito bem sinalizado por um órgão governamental americano.

Mais informações: https://shta.org

Foothills Trail

A Foothills Trail é uma rota de trekking que fica em dois estados americanos: Carolina do Sul e Carolina do Norte. Com 122 km de extensão é uma das mais exuberantes, em termos de vegetação, fauna e flora, do leste dos EUA.

Na trilha é possível chegar ao topo da Sassafrass Mountain (1.086 m)

Mais informações: https://foothillstrail.org/

Hundred-Mile Wilderness Trail

A trilha Hundred-Mile Wilderness Trail é uma parte da Appalachian Trail e fica no estado americano do Maine. É considerada por praticantes de trekking dos EUA como a parte mais selvagem da Appalachian Trail.

O local é mantido e conservado pela Maine Appalachian Trail Club. O seu percurso não é muito longo, mas exige conhecimento de sobrevivência e orientação. A trilha é bem exigente em suas 100 milhas (160 km).

Mais informações: https://sectionhiker.com

Franconia Ridge Traverse

A trilha Franconia Ridge Traverse é uma das mais populares travessias dos EUA e está no estado de Nova Hampshire. Para realiza-la é necessário conhecimento de escalada e não é indicada para iniciantes.

Localizada no parque estadual Franconia Notch (Franconia Notch State Park) e percorre vários picos das Montanhas Brancas (White Mountains) que é uma cadeia montanhosa com altura máxima de 1.917 metros acima do nível do mar. Na trilha é feito cume no: Mt Flume, Mt Liberty, Mt Lincoln e Mt Lafayette

Mais informações: https://sectionhiker.com

Chilkoot Trail

A Chilkoot Trail possui 55 km de extensão e está localizada no estado americano do Alasca. É considerada das mais remotas trilhas dos EUA, permitindo o praticante conhecer vegetação típica da região (como a tundra), assim como enfrentar tempo frio e neve por grande parte do percurso.

Um dos atrativos do percurso é que a trilha começa na cidade de Dyea (Alasca) mas termina no Canadá (mais precisamente na cidade de Bennet).

Mais informações: https://www.nps.gov

Angels Landing Trail

Talvez um dos parques mais bonitos que existe nos EUA é o Zion National Park, localizado no estado americano de Utah. No parque estão várias das trilhas mais famosas do país, mas uma se destaca: Angels Landing Trail.

A trilha é na verdade uma travessia realizada por entre os picos das torres de arenito do parque. As torres fazem a felicidade dos escaladores, sobretudo os que se especializam em fendas. A distância percorrida na Angels Landing Trail é pequena mas a vista compensa.

Mais informações: http://www.zionnational-park.com

Continental Divide Trail

A continental divide trail tem a peculiaridade de atravessar por quatro estados americanos e é uma das maiores dos EUA. A trilha passa por estados que estão entre o Canadá e México. Cruzando os estados de Novo México, Colorado, Wioming, Indiana e Montana, é uma das mais desafiadoras do país com 5.000 km.

Junto com a Appalachian Trail e Pacific Crest Trail forma a trílice coroa do trekking dos EUA (Triple Crown of long-distance hiking).

Mais informações: http://www.continentaldividetrail.org

John Muir Trail

Fazendo parte da Pacific Crest Trail está a mais icônica trilha dos EUA: John Muir Trail. Localizada no Parque Nacional de Yosemite possui 346 km de extensão.

A trilha é conhecida como a melhor do estado da Califórnia pois, além do parque de Yosemite, passa por dois outros parques: Sequoia National Park e King’s Canyon National Park.

Mais informações: http://johnmuirtrail.org/

There are 2 comments

  1. LUCIANE TREVISAN

    Boa noite Luciano, aqui no Brasil eu participo de caminhadas na Natureza em várias cidades no meu Estado. Passarei uma temporada nos EUA e gostaria de continuar… você saberia me indicar algum site, algum grupo que eu possa conseguir mais informações?
    Por aqui eu sigo o Ecobooking, que tem a agenda anual das cidades participantes.
    Agradeço a atenção.
    Att,
    Luciane

  2. André Gomes Do Nascimento

    Luciano bom dia!
    Estou morando nos eua e sou praticante de trilhas . Voce teria um contato de algum brasileiro que more na Regiao de Boston/Massachusetts e que tenha grupo de trilhas ?
    Se river eu agradeco !
    Andre Gomes

Comente agora direto conosco

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.