Trilha Transmantiqueira começa a ser implementada pelo ICMBio

A trilha de longo percurso conhecida como Trilha Transmantiqueira, um antigo projeto de travessia por toda a Serra da Mantiqueira, está próxima de ser efetivamente implementada pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) com as primeiras sinalizações de trilhas. As primeiras ações para a homologação do trajeto vêm sendo implementadas desde o final de fevereiro e faz parte do esforço do ICMBio em criar um Sistema Brasileiro de Trilhas de Longo Curso no país.

Totalizando 750 km de extensão, nos quais o praticante cruzará 37 municípios da Serra da Mantiqueira, não existia oficialmente. O trajeto, que é um sonho de vários montanhistas que realizaram seu percurso em um passado recente, foi considerado um dos trechos prioritários no 1º Seminário da Trilha Transmantiqueira ocorrido em novembro de 2017.

Trilha Transmantiqueira

Na ocasião também foi apresentada proposta de divisão da trilha em 16 trechos (média de 46 km por trecho), nos quais cada um deles teria um grupo voluntário de governança.

O primeiro trecho sinalizado é a Travessia Serra Negra, com 31 km de extensão e localizada dentro do Parque Nacional do Itatiaia. Nos dias 24 e 25 de fevereiro foi realizado um mutirão para sinalizar o parque, seguindo a metodologia de sinalização de trilhas do ICMBio, adaptada às características da travessia Serra Negra.

Entretanto a área necessita de uma revisão das benfeitorias implementadas para a verificação de supostos ajustes.

Sistema Brasileiro de Trilhas de Longo Curso

Trilha Transmantiqueira

A Trilha Transmantiqueira faz parte do projeto de conectar as unidades de conservação próximas ao litoral brasileiro por uma trilha de longo curso.

O Sistema Brasileiro de Trilhas de Longo Curso prevê, inicialmente, quatro grandes corredores:

  • O Corredor Litorâneo – Ligará o Oiapoque ao Chuí
  • Trilha Missão Cruls – Ligará a cidade de Goiás até a Chapada dos Veadeiros
  • Caminhos do Peabiru – Ligará o Parque Nacional do Iguaçu ao litoral paranaense
  • Estrada Real – Atualmente percorrida por carros e bicicletas, ganhará também um percurso para os praticantes de trekking.

Trilha Transmantiqueira finalizada

O ICMBio, entretanto, não estipulou uma data limite para que toda a Trilha Transmantiqueira esteja disponibilizada e regulamentada ao público interessado. Hugo de Castro, voluntário da Trilha Transmantiqueira e idealizador da proposta atual do trajeto, explica que essa trilha de longo curso será um importante instrumento de conservação de toda a Serra da Mantiqueira.

O projeto da Trilha Transmantiqueira prevê um percurso de 750 km que cruzará 37 municípios e unidades de conservação como o Parque Nacional do Itatiaia no Rio de Janeiro, o Parque Estadual da Serra do Papagaio e o Monumento Natural Municipal da Pedra do Picu em Minas Gerais. O projeto nasceu da ideia de aproveitar as trilhas já existentes e criar um traçado único de longa distância que as conecte como um todo.

Comente agora direto conosco

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.