Triatleta paranaense vai escalar montanha mais alta da Europa

Depois de enfrentar desafios como provas de Ironman e escalada de altas montanhas, Camilo Benke parte para seu novo desafio: chegar ao topo da Europa.

5.642 metros. É nessa altura que o médico Camilo Benke quer chegar: no ponto mais alto da Europa, o Monte Elbrus, localizado na Rússia.

É carregando no peito o lema “You Can” (você pode) que ele embarca em mais uma desafiadora conquista na fronteira da Rússia com a Georgia. Este será o 10° desafio do jovem médico que já participou de diversas provas de Ironman pelo mundo e escalou montanhas como o Kilimanjaro na África e Aconcágua na Argentina em tempos surpreendentes.

Para alcançar o seu objetivo de chegar ao cume do gelado Elbrus, Camilo intensificou os treinamentos nos últimos três meses, focando em treinamento de endurance, que vida desenvolver a resistência do atleta.

“Não existe um treinamento que possa realmente simular as condições impostas pelas altas montanhas. O ar rarefeito, as longas ascensões com muita neve, gelo e condições climáticas adversas, como temperaturas abaixo de zero e fortes ventos”, reforça Camilo. Para seu preparo o atleta treina as modalidades do triathlon, natação, ciclismo e corrida, chegando a oito horas de treino em dias mais focados.

E a rotina é dupla! Ele reveza as horas de treino com as horas que atua como médico. Especializado em medicina esportiva Camilo é clinico nos hospitais da Cruz Vermelha e Vita em Curitiba.

DESAFIOS CONQUISTADOS

Camilo Benke iniciou seus treinamentos há seis anos com o objetivo de concluir a prova de Ironman, considerada umas das mais exigentes do mundo, com 3,8 km de natação, 180 km de ciclismo e 42 km de corrida. Após ter concluído sua primeira prova de Ironman Camilo não parou por aí, ficou ainda mais motivado.

O próximo desafio em busca da auto-superação foi duplo: escalar uma montanha de grande altitude, o Kilimanjaro, a mais alta da África, poucos dias após a realização de uma prova de Ironman na África do Sul. “Até então ninguém tinha tentado escalar uma alta montanha logo após a conclusão de um Ironman. Não sabia como meu corpo reagiria com apenas uma semana de intervalo entre os dois eventos. Normalmente nas quatro semanas que seguem uma prova de Ironman nós entramos em um período de regeneração, sem treinos longos ou intensos”, conta.

Outro desafio aconteceu em 2009, dessa vez triplo. Chegou em 11º lugar na prova de Ironman do Arizona e chegou ao cume das montanhas Cerro Plata de 6.000 metros e Aconcagua, montanha mais alta da America, ambas localizadas na cordilheira dos Andes, na Argentina. Tudo isso em apenas 29 dias.  Apenas a subida do Aconcagua normalmente se da em 15 a 20 dias.

“A conclusão com sucesso de tal feito não se da apenas com treinamento. São muitos elementos e decisões, planejamento, logística e ajustes diários em todo o processo”. Além disso, ao longo desses seis anos em busca da auto-superação, Camilo completou mais duas provas de Ironman com 20 dias de intervalo, e escalou o  Mont Blanc, montanha mais alta da Europa ocidental. No total são cinco provas de Ironman e agora rumo à sua quinta montanha de grande altitude.

Além de médico e triatleta aos 33 anos, Camilo da palestras motivacionais estimulando todos a irem atrás de seus objetivos. “Normalmente existe uma resistência de nós mesmos sobre o que é possível fazer. Acredito que com a clareza do objetivo, planejamento, foco e determinação é possível chegar onde queremos”, finaliza.

Fonte: http://www.bemparana.com.br/noticia/227059/triatleta-paranaense-vai-escalar-montanha-mais-alta-da-europa

Formado em Engenharia Civil e Ciências da Computação, começou a escalar em 2001 e escalou no Brasil, Áustria, EUA, Espanha, Argentina e Chile. Foi jurado do Rio Mountain Festival e já viajou de mochilão pelo Brasil, EUA, Áustria, República Tcheca, República Eslovaca, Hungria, Eslovênia, Itália, Argentina, Chile, Espanha, Uruguai, Paraguai, Holanda, Alemanha e Canadá. Realizou o Caminho de Santiago, percorrendo seus 777 km em 28 dias.

Comente agora direto conosco

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.