Treinando Escalada

Em uma semana repleta de novidades, e me preparando para uma grande maratona de escaladas, meu amigo, e tetra-campeão brasileiro de escalada (e atual campeão sulamericano), César Grosso após dar uma entrevista para o canal de televisão ESPN Brasil publica um post sobre treinamentos.

Treinar na escalada é quase que obrigatório. Alguns iluminados como Chris Sharma não treinam, mas sempr estão na rocha (em qualquer parte do mundo), outros mortais (como 99.999% da população) tem de “suar aqui embaixo, para não passar aperto lá em cima” (Frase de Eliseu Frechou).

Provavelmente alguém com tantos títulos, e tantas cadenas deve saber algo com relação a treinos de escalada.

É importante também, claro, ter academias que permitan, em termos de aparelhos, possibilitar o treinamento. Seja para campeonatos ou para alguma temporada na rocha. Hoje no Brasil, a academia mais equipada do momento , até por estar longe de toda e qualquer rocha são as paulistanas. Onde seu maior exemplo é, sem dúvida, a Casa de Pedra.

Apesar de gerar protestos dele mesmo, o seu e-mail para contato sobre treinamentos é: [email protected]

Leia abaixo o que o campeão publicou:

Vejo que hoje a escalada está emergindo novamente, mais gente em ginásios, mais vias e boulders sendo abertos, um grande e novo público e claro, uma nova galerinha “monstra” surgindo.

Sendo assim também vejo muita gente treinando ou querendo treinar, querer ficar forte ou a qualquer custo encadenar seu projeto, naturalmente entra ai o TREINAMENTO!

Treino de Resista

É hora de treinar, aperfeiçoar nossa técnica e fortalecer nossos músculos, mas atenção. Treine de forma correta, vamos à algumas regras.

1°- Começe devagar, pense de forma longitudinal, no começo você tem que sentir que seu corpo está te puxando e não você puxando-o. Ninguém fica forte de um dia para o outro. A força, fisiologicamente, vem mais rápido, mas também se parar, se vai mais rápido, cerca de 2 a 3 semanas.

A resistência é mais demorada e trabalhosa pra ganhar, mas quando se ganha tarda mais pra perder, cerca de 4 a 6 semanas.

2°- Nos ciclos de força, não ultrapasse 4 dias de escalada por semana (estourando!) e intervale bem as series, entre 2 e 5 min, em series de 1 a 12 movimentos. Nos de resistência o descanso é relativo, se a serie está forte, descanse entre 3 e 8min. Se estiver fazendo um volume um descanso de 2min no máximo.

3° – Descanso é muito importante, planeje com cuidado e escute seu corpo, e evolução está bem proxima da fadiga crônica (overtrainig) e da lesão.

4° – Aqueça bem antes de tudo, dedique de 10 a 15 min de escalada leve a ativação da musculatura e articulações, principalmente nos treinos mais intensos.

6° – Alimentação também é fundamental e peça chave para um bom desenvovimento dos treinos, sem essa qualidade não se pode dar continuidade nestas semanas.

7° – IMPORTANTE. Antes de qualquer coisa, estabeleça uma meta, um projeto, um prazo ou algo que te motive, que faça você “se cobrar”. Antes de planejar algo pense bem se você realmente pode e principalmente, se quer aquilo pra você.

Bons treinos!

There is one comment

Comente agora direto conosco

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.