Treinamento mental para escalada: Como era a rotina de Bruce Lee para fortalecer o espírito

Não importa a sua idade, ou de qual geração faça parte, você já escutou falar de Bruce Lee alguma vez em sua vida. Só para lembrar: Bruce Lee é amplamente considerado por muitos comentadores, críticos, pela mídia e por outros praticantes de artes marciais, como um dos mais influentes lutador de artes marciais de todos os tempos e um ícone da cultura pop do séc. XX.

Como filósofo e pensador revolucionário de artes marcais decidiu difundir em todo o mundo, que anteriormente era considerado patrimônio oriental, foi seguido e admirado por muitas pessoas. Lee morreu repentinamente no ano de 1972, em circunstâncias não muito claras (as quais geraram as mais bizarras teorias da conspiração) quanto ainda era bem jovem: 32 anos. Mesmo assim foi tempo suficiente para que até hoje seja lembrado e admirado por todo o mundo.

bruce-lee-4

Bruce Lee sempre carregava um caderno de anotações no qual escrevia pensamentos e registrava o que considerava mais importante. Estas anotações foram recuperadas recentemente e, como não poderia deixar de ser, chegou a ser divulgado à mídia.

Nestas anotações uma das coisas mais interessantes que foram encontradas foram as descrições das rotinas de exercícios mentais que Bruce Lee realizava para fortalecer seu espirito e corpo.

bruce-lee-3

Força de vontade

Reconhecer que a força de vontade é a corte suprema (STJ aqui no Brasil) de todos os pensamentos da mente.

É o que exercitarei todos os dias, quanto tiver uma ação urgente como propósito, e a tornarei um hábito para converter o poder da minha vontade em ação pelo menos uma vez ao dia.

Emoção

Reconhecer minhas emoções positivas e negativas e tornar o hábito diário de promover o desenvolvimento das minhas emoções positivas, e comprometer-me a converter as negativas em alguma coisa positiva.

Razão

Reconhecer que minhas emoções positivas e negativas poderiam ser perigosas se não foram controladas e direcionadas para o fim desejado.

Vou colocar todos meus desejos, objetivos e propósitos abaixo da razão e assim serei guiado por ela para expressar tudo isso.

bruce-lee-2

Imaginação

Reconhecer a necessidade de dizer meus planos e idéias para obter meus desejos.

Desenvolverei minha imaginação apelando a ela para que me ajude na formação de meus planos.

Memoria

Reconhecer o valor de uma memória alerta e, para isso, propiciar que a minha esteja sempre alerta, preocupando por expressar claramente todos os pensamentos e desejos associados a estes pensamentos com os objetivos relacionados, os quais trarei à minha mente com frequência.

Subconsciente

Reconhecer o poder de meu subconsciente sobre a minha vontade, devo apresentar uma imagem definitiva de um propósito principal para a vida.

Para todos os propósitos menores que conduzem a um maior, devo manter esta imagem constantemente diante de meu subconsciente e repetir diariamente.

bruce-lee-3

Consciência

Reconhecer que minhas emoções frequentemente podem errar devido ao entusiasmo excessivo, e a minha razão, que as vezes carecem de sentimentos suficientes, para combinar a justiça com a piedade na hora de julgar.

Peço à minha consciência para me guiar no que é certo e errado, mas nunca ignorarei o seu veredito, sem importar o custo de telo assumido

Conclusão

Estas reflexões profundas e complexas, e ao mesmo tempo fáceis de entender, refletem o esforço que Bruce Lee fez para traduzir os ensinamentos milenares das disciplinas orientais para que sejam adaptadas à vida ocidental.

Então, por que não escolher uma delas e começar a implementá-las no dias a dia e na sua escalada?

Comente agora direto conosco

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.