Treinamento com dominadas escapulares: Como fazer este fortalecimento das costas para escaladores

O treinamento mais básico para escaladores é a dominadas em barras. Este tipo de exercício é conhecido popularmente como “pagar uma barra”. Para os praticantes de Crossfit é difundido com o nome de pull up.

O escalador Eric Hörst, em seu canal de treinamentos no youtube, divulgou (com exemplos) como devem ser feitas as dominadas escapulares (scapular pull-up), úteis para manter a saúde em movimentos de escalada que exige preparação da musculatura para forças estáticas.

O objetivo do exercício é desenvolver melhor consciência corporal no momento de ativar escápula.

Quem é Eric Hörst?

Se você pensa em treinar mais seriamente escalada, ou qualquer outra atividade de montanhismo, deveria conhecer o trabalho de Eric Hörst. O americano é considerado referência em treinamento de escaladores, sendo autor de vários livros considerados verdadeiras bíblias para quem pretende estudar sobre o assunto.

Ao contrário de muitos de sua geração, que tiveram aprendizado empírico e baseado no método de “tentativa e erro”, o escalador americano procurou entender cientificamente como deve ser o treinamento de escalada.

Escalador desde os 13 anos de idade, quando seu irmão o introduziu ao esporte, também praticou vários outros esportes. Dentre estas modalidades experimentadas pelo americano, se destacou no baseball.

Porém após ler a biografia do escalador John Gill (Master of Rock, escrita por Pat Ament), Hörst ingressou nos treinamentos de ginástica olímpica que existia em seu colégio. Lá especializou-se nas argolas (exercícios os quais são fundamentais para escaladores), quando surgiu o seu interesse em treinamento para escalada.

No início dos anos 1980 conheceu Jeff Batzer e Hugh Herr, que foram seus companheiros constantes de escalada. Praticando boulder e escalada esportiva, além de nos intervalos treinar para as modalidades, passou a ser sua rotina.

A partir de então passou a escalar em diversos lugares dos EUA e do mundo, pois acreditava que era fundamental para o crescimento de qualquer escalador conhecer vários estilos e lugares. Por dedicar-se tão pesadamente a chegar aos limites, acabou se interessando por treinamento de escalada.

Quando chegou idade de ir á faculdade, optou por frequentar a Earth Sciences Department Millersville University, por volta do ano de 1992. À época, Eric já tinha encadenado vias de 9c brasileiro (5.13b na escala americana).

O próprio escalador afirma que foi seu conhecimento em matemática e em metodologia científica que o fez entender melhor performance da escalada. Desta maneira seu trabalho, assim como seu conhecimento, destacou-se de todos os “técnicos empíricos” que proliferaram na década de 1990 em todo o mundo.

Inspirado por este conhecimento que escreveu na década de 1990 seus livros mais famosos: How To Climb 5.12 (1997), Training For Climbing (2002) e Flash Training (1994). Além disso Eric Hörst é consultor da empresa Nicros (especializada na construção de muros e produtos de treinamento).

Atualmente casado e com dois filhos, inaugurou recentemente seu canal de YouTube com dicas de treinamento para escaladores. Em seus vídeos seus dois filhos são as “cobaias”.

Comente agora direto conosco

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.