Travessia Serra do Papagaio – A mais nova sensação do trekking Brasileiro

Localizado no meio da Serra da Mantiqueira, dentro do Parque Estadual da Serra do Papagaio (região sul de Minas Gerais) está um dos trekkings que está se tornando a mais nova sensação do trekking no país: A travessia da Serra do Papagaio. Ainda pouco conhecida por grande parte dos praticantes de trekking no Brasil, a travessia passa pelos municípios de Aiuruoca-MG, Alagoa-MG, Baependi-MG, Itamonte-MG e Pouso Alto-MG, tendo como ponto mais alto o Pico do Bandeira (2.360 m).

Apesar de ser pouco frequentada, quando comparada a outras travessias existentes no Brasil, exige do praticante bom condicionamento físico, é ideal para praticantes intermediários a experientes por exigir atividade física intensa. Longe de concorrer com Serra Fina, Serra dos Órgãos, ela tem personalidade própria, com formações rochosas, cachoeiras, florestas de araucária, visual sempre aberto e  poucos trechos de mata e em dias claros.

Foto: Freddy Duclerc

Por estar sempre aberta tem uma atração única: o por do sol e suas noites estreladas.

Toda a travessia é perfeita para quem está planejando tirar fotos de céu estrelado. A travessia pode ser feita de 3 a 4 dias. Por possuir tem muitos trechos de água potável, facilita a logística da travessia, levando pouca água durante os dias de trekking.

Parque Estadual da Serra do Papagaio

Foto: Fabio Fliess

O Parque Estadual Serra do Papagaio foi criado em 1998 e engloba importantes conjuntos montanhosos das Serras do Garrafão e do Papagaio, apresentando cerca de 50% da área com declividade acentuada e altitudes acima de 1.800 m.

Interliga-se, geograficamente, com a porção norte do Parque Nacional do Itatiaia, permitindo uma proteção mais efetiva da flora e da fauna, por compor um conjunto montanhoso contínuo, legalmente preservado. Ao todo o parque possui 22.917 hectares (229,18 km²) de área.

A entrada ao parque é gratuita e a visitação não acontece de forma manejada, por isso a divulgação do parque é limitada, para evitar visitação maciça.O parque pode ser acessado através dos municípios mineiros de Aiuruoca, Alagoa, Baependi, Itamonte e Pouso Alto. Infelizmente ainda falta controle e  ações de educação ambiental junto aos visitantes do parque.

Fauna e Flora

Foto: Freddy Duclerc

A Travessia Serra do Papagaio possui muitas bifurcações em vários trechos, por ser pouco conhecida e pouco frequentada. Recomendo sempre o uso de um GPS ou a contratação de um guia para quem não tiver muita experiência em navegação. A Serra do Papagaio é considerada um refúgio de espécies típicas da Mata Atlântica, muitas delas endêmicas e ameaçadas de extinção como o papagaio-de-peito-roxo (Amazona vinacea), também conhecido como papagaio-caboclo.

O Parque também abriga outras espécies importantes, dentre as quais destacam-se o mono carvoeiro, o lobo-guará e a onça parda.

Dentro do parque há aproximadamente 1.200 nascentes de água, 240 cachoeiras e 28 cânions. Há dentro do parque belezas singulares como o cânion do Cavalo Baio, com 1.050 metros.

Travessia

Foto: Freddy Duclerc

A travessia totaliza 35 km é pouco conhecida ainda dos praticantes Brasileiros, mas já tem visitas de alguns estrangeiros. Quem já realizou a travessia possui opinião unânime sobre a beleza do lugar.

Esta travessia podia tranquilamente se chamar de Travessia das Serras. Isso porque seu trajeto é o seguinte:

  • Serra do Papagaio
  • Serra da Chapada
  • Serra do Charco
  • Serra da Canjica
  • Serra da Vargem

There are 4 comments

Comente agora direto conosco

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.