Transespinhaço: Minas Gerais anuncia implementação de trilha de 700 km entre BH e Diamantina

Durante a realização de m seminário em meados deste mês, a trilha de longo curso Transespinhaço anunciou a sua implementação oficial. O percurso deverá ter aproximadamente 700 km de extensão, conectando unidades de conservação ao longo da Serra do Espinhaço e cruzará mais de 30 municípios. De acordo com os organizadores, a trilha de longo percurso irá ligar os municípios mineiros de Belo Horizonte e Diamantina.

O Seminário da Trilha de Longo Curso Transespinhaço, que teve participação de 60 pessoas e foi realizado no último dia 16, foi o pontapé inicial e reuniu servidores, voluntários e montanhistas, organizando-os em grupos de trabalho os quais irão se articular para a implementação. Participaram do evento representantes do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), que segue o plano de implementação do Sistema Brasileiro de Trilhas de Longo Curso.

Segundo os organizadores, o principal desafio a princípio é sinalizar os primeiros trechos da trilha até o final de Agosto deste ano. Durante o seminário foram estabelecidos os primeiros responsáveis pela articulação e implementação de três setores da Transespinhaço :

  1. Belo Horizonte ao Parque Nacional da Serra do Cipó
  2. Parque Nacional da Serra do Cipó-MG à Comunidade de Cemitério do Peixe
  3. Comunidade de Cemitério do Peixe à Parque Nacional das Sempre Vivas

A Transespinhaço será dividida em 11 setores, com início na Serra da Moeda (região metropolitana de Belo Horizonte).

There are 4 comments

    1. Luiz Aragão

      Olá Edimar! o que quis dizer com “nível”? Existem várias classes de trilhas, para principiantes e experientes – mas para montar/organizar/implementar uma TLC (Trilha de Longo Curso), o segundo grupo certamente tem bastante a contribuir. Nós temos participando como voluntários, para tirar a trilha do “papel”, montanhistas, guias, gestores de Unidades de Conservação, associações ligadas ao meio ambiente que existem por toda a serra do Espinhaço, etc.

Comente agora direto conosco

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.