Trail Runner atacado por puma consegue defender-se e matar aninal

Uma notícia, que parece sair de um roteiro de um filme de Hollywood, chamou a atenção dos EUA no dia de ontem. Um trail runner (praticante de corridas de montanha) foi atacado por trás por um leão da montanha (também conhecido como puma ou cougar) e, segundo o jornal USA Today, “fez de tudo o que podia para salvar a sua vida”. Segundo o corredor, o puma era juvenil. O homem, natural do estado norte-americano do Colorado, que preferiu não ser identificado, relatou às autoridades que ouviu algo atrás dele e, quando se virou, o leão da montanha o atacou, mordendo o rosto e o pulso.

O corredor conseguiu se libertar e matou o leão da montanha sufocando-o. Com ferimentos, mas sem risco de perder a vida, o trail runner caminhou pela trilha até seu carro e dirigiu-se a um hospital local. O incidente aconteceu na “West Ridge Trail” localizada na Horsetooth Mountain Open Space. No Brasil, os ataques de animais selvagens, como uma suçuarana ou onça-parda (que seriam o equivalente ao puma americano) são raros.

Foto: Milan Zygmunt | Shutterstock.com

Segundo relatórios do Colorado Parks and Wildlife (autarquia responsável por administrar o sistema de parques estaduais e a vida selvagem do estado norte-americano do Colorado) apontam que os ataques de leões da montanha às pessoas também são raros. De acordo com o relatório existem menos de 20 fatalidades na América do Norte em mais de 100 anos.

Entretanto, somente no estado norte-americano do Colorado, houve três mortes e 16 feridos desde 1990. Os pumas, ou leões da montanha, tipicamente evitam humanos. As autoridades do Colorado Parks and Wildlife resgataram o corpo do puma e realizou uma necropsia, para determinar se ele estava doente ou ferido, motivos que poderiam ter provocado o ataque.

Foto: Ondrej Chvatal | Shutterstock.com

O puma é o segundo maior felino nativo das Américas ficando atrás apenas da onça-pintada. O animal possui a maior escala de distribuição do que qualquer outro mamífero selvagem no hemisfério ocidental. São animais solitários, carnívoros e territorialistas. Em média, um puma adulto possui comprimento de 1,55 metro (sem a cauda) e 0,70 metros do ombro ao chão, pesando em torno de 70 a 85 kg.

Após a necropsia realizada pelo Colorado Parks and Wildlife, ficou confirmado que o trail runner foi capaz de sufocar o leão da montanha enquanto se defendia.

There are 3 comments

  1. SIDNEI CAPONI

    O Cara entra no ambiente do bicho ( jovem) ainda nao sabe se defender ,devia estar assustado e em vez de afugentar com galhos ou pedras mata sufocado ah para ! Neguinho quer virar herói em cima de animal coitado , deve ter matado na sacanagem e ficou com medo de ir preso, só não vou chingar pois senão nao publicam o comentário ehehe.

    1. Elisa Nunes

      É sério isso? Sou corredora trail runner TB, nunca entramos p maltratar a natureza. Agora eu quero ver tu sozinho, sem ninguém por perto aceitar morrer todo rasgado pra não matar o animal! Que planeta tu vives? O cara não tava caçando ele tava apenas treinando, um hábito saudavel. Todo trail runner reverencia o lugar e respeita muito. Faz assim da próxima tu te entrega no lugar do atacado kkkkk

  2. SIDNEI CAPONI

    O Cara entra no ambiente do bicho ( jovem) ainda nao sabe se defender ,devia estar assustado e em vez de afugentar com galhos ou pedras mata sufocado ah para ! Neguinho quer virar herói em cima de animal coitado , só não vou chingar pois senão nao publicam o comentário ehehe.

Comente agora direto conosco

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.