Gigante de mercado outdoor implementa programa de venda de equipamentos recuperados

A empresa americana The North Face, especializada em indumentária outdoor (camisas, jaquetas e fleeces, etc), anunciou no dia de ontem um programa de venda de equipamentos recuperados. A prática, conhecida nos EUA como “refurbished”, é quando é um produto de mostruário que é retornado ao fabricante, ou um produto fora de linha, que não consegue mais ser vendido pelo preço padrão. Há ainda uma terceira probabilidade de que o produto apresentou defeitos, ainda antes de sair da fábrica e, mesmo sendo consertado, não pode ser vendido como novo.

Alguns no Brasil podem apontar que um produto “refurbished” é de ponta de estoque. Na verdade esta afirmação é equivocada, pois um produto “ponta de estoque” (também conhecido por outlet), é quando um grande varejista vende seus produtos diretamente ao público, sem distribuí-lo a alguma outra loja. Estes produtos também podem ser de coleções descontinuadas e, raras as vezes, com pequenos defeitos.

Foto: https://www.themanual.com/

A iniciativa da The North Face é uma tentativa de buscar uma maior fidelização do público a seus produtos. A sua concorrente Patagonia já possui um programa semelhante chamado de “Worn Wear”, assim como a cadeia de lojas outdoor REI (Used Gear Program). Nestes programas as roupas usadas que apresentam pequenos desgastes e necessidade de manutenção básica, são utilizados como parte do pagamento de novos produtos. A lavagem apropriada das roupas também é oferecida.

Caso seja doado, o produto é recuperado pela empresa e colocado novamente à venda com um preço muito mais barato. O ser recolocado à venda é devidamente identificado. Esta iniciativa de recuperação de equipamentos outdoor, visa a fidelização do cliente de maneira simples e eficiente.

A iniciativa, que teve como pioneira a marca Patagonia, foi fundamental para que parte do público outdoor em geral tivesse contato com os produtos, além de garantir longevidade a quem já os possuía. O programa worn wear funciona desde 2013, com postos itinerantes em uma espécie de motorhome de consertos/doação. Caso o usuário não queira doar o equipamento, a marca apenas faz a manutenção de maneira gratuita, garantindo maior longevidade ao produto.

Foto: https://www.designweek.co.uk

O novo programa de recuperação de equipamentos usados chama-se “The North Face Renewed” acontecerá nos próximos meses nos EUA, como um teste piloto, se estendendo até setembro. À medida que os equipamentos, como jaquetas, calças, fleeces, entre outros, forem sendo recuperados, novos ajustes no programa serão implementados.

O desejo da empresa é conseguir ampliar o programa para criar um conceito de “modelo industrial circular” que, em outras palavras, significa incentivar as pessoas a utilizarem os produtos até que eles literalmente acabem e possibilitem uma maior sustentabilidade da indústria outdoor.

A ideia principal é que menos produtos sejam descartados pelo público, impactando cada vez menos o meio ambiente. O programa, entretanto, não tem previsão para ser implementado fora dos EUA. A marca, que no Brasil possui poucas iniciativas (para não dizer nenhuma) com o público outdoor não deve aderir ao programa.

Qual a vantagem?

À primeira vista, ao menos para a empresa, parece pouco vantajoso realizar uma ação destas. Porém a empresa Patagonia provou que a iniciativa, além de render publicidade, também possibilita que clientes conheçam os produtos da marca. Além disso, um cliente satisfeito e ostentando produtos recuperados com a marca estampada com orgulho, vale muito mais que qualquer tipo de propaganda ou campanha de marketing.

O objetivo disso é transformar simples clientes em uma espécie de fã da marca, para cada vez mais fidelizá-lo. Fidelizar clientes é tão importante quanto (ou até mais) conquistar novos clientes e é fundamental para qualquer empresa que deseja se tornar referência e, consequentemente, continuar por muito tempo no mercado. Desta maneira, fidelizando o cliente, ele não precisa mais ser “convencida” (com propaganda e campanhas de marketing), pois já comprovou a qualidade dos produtos e adquiriu confiança na marca. Desta maneira, “cliente fiel” não recomenda seu produto favorito pensando em receber algo em troca, ele o faz isso simplesmente com um hábito.

Para saber mais sobre o programa de recuperação de Equipamentos da The North Face: https://www.thenorthfacerenewed.com

Comente agora direto conosco

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.