Tendinite e Tenossinovite no punho: Pilates é uma boa opção na prevenção e no tratamento

Por Rafaela Porto

Instrutora Certificada STOTT PILATES ™

Coordenadora Técnica da Pilates StudioFit

A Tendinite é a inflamação ou irritação de um tendão enquanto que a tenossinovite é uma tendinite acompanhada por uma inflamação na bainha protetora que envolve os tendões. Na maioria dos casos, esses problemas se manifestam simultaneamente, devido à proximidade de ambos os tecidos.

Os tendões são espessas cordas fibrosas que prendem os músculos aos ossos.

Eles servem para transmitir a força de contração muscular necessária para mover um osso. Alguns desses tendões apresentam uma bainha protetora de tecido sinovial. A membrana sinovial é a mais interna das camadas da cápsula articular encarregada da produção da sinóvia.

A proliferação dos fibroblastos sinoviais (células com intensa atividade de síntese) provoca uma hiperplasia no revestimento sinovial, originando dano estrutural à cartilagem, osso e ligamentos.

Existem vários fatores que facilitam o surgimento dessas inflamações. Na maioria dos casos, essas disfunções são provocadas por pequenos traumatismos repetidos ou por movimentos bruscos de uma determinada parte do corpo.

Afetam com maior frequência os desportistas e as pessoas que, pela sua atividade profissional, executam movimentos repetitivos como digitar no teclado do computador ou carregar constantemente qualquer tipo de peso.

Além disso, a tendinite e a tenossinovite também podem surgir como complicação de algumas doenças articulares crônicas, como é o caso da artrite reumatóide.

Os tendões localizados nos punhos estão mais propensos a esse tipo de inflamação. Os sintomas mais comuns são o aparecimento de dor intensa mesmo quando o movimento é de pequena amplitude, rigidez, inchaço no local, sensação perceptível de atrito pelo acúmulo ou ausência de líquido sinovial. Tendinites e Tenossinovites são condições normalmente temporárias, mas podem se tornar crônicas.

O tratamento pode ser ou não medicamentoso, ambos com objetivo de aliviar os desconfortos, eliminar a inflamação e permitir que o tendão recupere seu funcionamento normal. Já é comprovado que exercícios físicos regulares fazem parte de alguns desses tratamentos.

E o Pilates é uma excelente opção dentro desse grupo. É recomendavel ser uma atividade assistida por profissionais especializados.

Recomendação de exercícios:

• Aquecimento dos punhos, antes dos exercícios. Círculos com os punhos com ou sem utilização de toning balls.

• Exercícios de descarga de peso com pouco tempo de permanência na posição. Protração e retração em 4 apoios, alongamento do gato, preparação do nadando, preparação da elevação posterior da perna. (Recomendados se o aluno estiver sem dor crônica).

• Alongamento ao final da série de exercícios.

Fonte: http://revista.tudosobrepilates.com.br/2012/08/10/tendinite-e-tenossinovite-no-punho-pilates-e-uma-boa-opcao-na-prevencao-e-no-tratamento-dessas-disfuncoes/

There is one comment

Comente agora direto conosco

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.