Tempo na Patagônia

Quem conhece a Patagônia sabe: tome cuidado com o tempo (clima) de lá.

Relatos de quem foi no ano passado, foi dito que choveu durante boa parte do Verão, e até mesmo no “El Frey” houve neve, e pouquíssimas “janelas”(possibilidade de escalar).

Um grande drama também é achar que se vai sair de casa para um tipo de temperatura e chegar ao local e enfrentar outra. O que pode acarretar em erros como deixar um “windstopper” ou um “softshell” em casa para sobrar mais espaço, ou a mala não ficar tão pesada.

Se você não sabe, ou não possui, o que são os itens descritos, e vai viajar para lá, procure comprá-los. Uma ótima sugestão é aqui.

Uma regra básica para quem é mais experiente é se preparar para temperaturas perto de zero (ao menos à noite) e chuvinha constante e irritante.

Somado a isso uma consulta quase obsessiva à previsão do tempo na internet.

Na Internet no Brasil há os sites “climatempo” e “cptec” reinando absoluto na preferência de conferênicias climáticas no país. São rápidos e eficientes.

Porém a Argentina, não é o Brasil. Não há dados confiáveis nos sites brasileiros criados acima. Já tive experiência em cosultar tempo por eles, e obter resultados bem diferentes.

Para quem vai à Argentina visitar a Patagônia, aqui vai duas sugestões de sites que são populares tanto para escaladores quanto para os próprios argentinos:

O site Weather americano é uma das opções mais seguras para obter um tempo bem preciso.

http://www.weather.com/weather/today/ARRN0116

Site americano que tem acesso a várias imagens de satélite, e possui grande credibilidade internacional. Para a “galera” que vai para Bariloche, aproveite o link acima que é exatamente de lá a pesquisa.

Não esqueça de optar pela opção de graus celcius no canto superior direito.

Para toda cidade/região na Argentina digite o seguinte padrão: “nome da cidade” (virgula) Argentina. Ex.: Bariloche, Argentina

A opção preferida dos argentinos é os “prognósticos” realizados pelo portal do jornal Clarín.

O link é http://www.clarin.com/clima e no “combo box” (canto superior direito da tela) com os nomes das cidades e regiões há a previsão dos próximos 5 dias.

Fiquem atentos que não possui muitas localidades como as do site acima, mas é bem eficiente e rápido para pesquisas.

Comente agora direto conosco

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.