Escalar 12b aos 46 anos: britânico Steve McClure mostra que idade é um valor relativo

Na semana passada o escalador britânico Steve McClure divulgou o vídeo de sua cadena histórica: 9b francês (12b brasileiro), realizada em 2017. A via batizada de “Rainman”, localizada no lugar de escalada Malham Cove, é considerada a mais difícil da Inglaterra e ainda não tinha sido encadenada por um britânico.

O fato de um escalador britânico tornar-se o atleta de maior grau de uma via esportiva escalado, já é um feito histórico. Entretanto um fato salta aos olhos de todos: Steve McClure possuía 46 anos de idade quando encadenou a via.

Para a sociedade atual, possuir mais de 40 anos é quase sinônimo de estar velho para algo. Esta época do ser humano (a qual todos irão passar, diga-se) chama-se idade do lobo se refere. Nela acontece a famosa “crise da meia-idade”, na qual todo homem passa. Crise da meia-idade é uma expressão criada em 1965 por Elliott Jaques para descrever uma forma de insegurança sofrida por alguns indivíduos que estão passando pela “meia-idade”, na qual percebem que o período de sua juventude está acabando.

Crises de meia-idade duram de 3 a 10 anos em homens e 2 a 5 em mulheres. Estas crises alguns sentem forte impacto enquanto outros quase não sentem nada. Esta parece ser a realidade do escalador Steve McClure

Quem é Steve McClure?

Nascido em 1970, Steve McClure é reconhecidamente um dos escaladores esportivos mais fortes do Reino Unido. No seu currículo há ascensões como “Overshadow”, graduada em 9a+ francês (12 a brasileiro).

O britânico começou a escalar iniciado por seus pais. Inicialmente McClure se dedicou à escalada tradicional com proteções móveis e somente começou a se dedicar à escalada esportiva quando já tinha 24 anos.

Comente agora direto conosco

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.