Conheça Sortelha: Nova área de boulder aberta em Portugal

Sortelha é uma das mais belas e antigas vilas portuguesas, tendo mantido a sua fisionomia urbana e arquitetônica inalterada até os dias de hoje. Na região deste lugar histórico, foi recentemente inaugurado uma nova área de boulder em Portugal. O canal de vídeos sobre escalada “Mãos de Resina” fez uma reportagem completa com João Pedro Pena, que mostra o desenvolvimento desta área.

Além disso, o vídeo traz de bônus as cadenas históricas da escalada portuguesa realizada pelos escaladores Pedro Pato e André Neres.

Foto: Eurico Frade

Foto: Eurico Frade

A região de Sortelha possui um relevo bem acidentado com pouca vegetação. Neste cenário destaca-se a conhecida “Cabeça da Velha,” uma grande bloco que pela sua fisionomia lembra um rosto envelhecido. O vídeo de pouco mais de 16 minutos está no topo do artigo.

Muito além da prática de boulder na região, está também a oportunidade de conhecer uma cidade medieval das mais preservadas do mundo. O Castelo de Sortelha é Monumento Nacional Português desde 1910, e esta vila sempre foi alvo de disputas. Sortelha é uma das 12 aldeias medievais que fazem parte do Programa de Aldeias Históricas criado em 1991. O programa abrange as aldeias que têm em comum o fato de ficarem próximas da fronteira, no alto de colina e terem sido criadas com uma função militar. Uma verdadeira viagem no tempo, pois Sortelha tem mais de 800 anos.

Comente agora direto conosco

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.