“Sonhando Acordado ” – Um vídeo brasileiro de psicobloc diferente

O “Deep Water Soloing”, também conhecido como Psicobloc, é uma modalidade da escalada praticada em falésias a beira mar, rio ou lago, onde o escalador usa a água como forma de proteção em caso de queda. A palavra “PSICO” significa Psicológico, pois você escala muitos metros sem qualquer tipo de segurança e a palavra “BLOC” de Bloco ou falésia.

O escalador brasileiro Thiago Veloso é um dos boulderistas mais fortes do Brasil e um apaixonado pela modalidade. O resultado destes dois mundos resultou em seu mais novo vídeo: “Sonhando Acordado”.

Sempre buscando realizar vídeos mais diferentes que o climb-porn, que ficou “fora de moda”, Veloso se inspirou no conto de Lao Tsé, filósofo e escritor chinês o qual é atribuído a autoria de uma das obras fundamentais do pensamento Oriental: o Tao Te Ching  :

Sonhei que era uma borboleta, e quando acordei vi que era um homem. Agora não sei se sou um homem que sonhou ser borboleta, ou se sou uma borboleta que sonha ser um homem

A influência o Tao Te Ching, escrito entre 350 e 250 a.C,  é tão disseminada que ele tornou-se um dos livros mais traduzidos em todo o mundo. A obra inspirou o surgimento de diversas religiões e filosofias, em especial o taoismo e o budismo chan (e sua versão japonesa, o zen).

Comente agora direto conosco

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.