Somos seguidores das massas ou líderes de nós mesmos?

Nós somos seguidores das massas ou líderes de nós mesmos?

O Taoísta Chuang Tzu disse:” A massa de homens consideram o que é desnecessário como necessário, e portanto estão frequentemente batalhando numa guerra interna.”

O que é essa coisa desnecessária que a massa de pessoas procura e dizem ser tão necessária? E por que o desnecessário causa uma guerra interna nas pessoas?

A motivação impulsiona nossas decisões e ações, por isso é útil entender de onde nossa motivação vem. A motivação deriva de receber algo. Nós participamos em uma atividade, ou somos partes de um grupo porque recebemos algo disso. Ser parte da massa nós da segurança e aceitação.

enemtres

Decisões, tais como no que acreditar ou o que valorizar, são feitas pelo grupo. Falta de segurança, não aceitação, e tomar decisões são estressantes. Nós tendemos a resistir inconscientemente esse estresse e tomar o caminho mais fácil de seguir as massas. Resumindo, nós somos motivados pelo conforto e seguimos as massas ao invés de sermos líderes de nós mesmo.

Conforto é o “desnecessário” que as massas consideram “necessário”. Nós deparamos com um paradoxo. Não que valorizar o conforto seja errado. É que as massas supervalorizam o conforto e lutam por ele diretamente.

A vida, o crescimento, e aprender são estressantes, mas se nos comprometer-nos com o estresse criaremos conforto com a experiência. Nós atingimos o conforto que desejamos indiretamente.

Nós obtemos conforto porque expandimos nossa habilidade de lidar com o estresse. Talvez todos nós já experimentamos isso quando desejamos atingir uma meta na escalada. Nós queremos alcançar o topo, onde estaremos confortáveis. Porem para atingir esse objeto, esse conforto, devemos focar no estresse de realizar a escalada.

Estamos em uma guerra interna porque lutamos pelo conforto diretamente. Esse é o grande paradoxo da vida: nós devemos nos comprometer com o estresse, transformar através dele, para obter conforto.

Todos nós queremos fazer parte de um grupo. Isso é natural. No entanto, se nós abraçarmos o estresse de nos desenvolver, o que nos da segurança individual e aceitação, então teremos algo para contribuir a um grupo.

Assim poderemos seguir conscientes um grupo. Encontramos equilíbrio: nos lideramos com consciente; seguimos um grupo com consciência.

Não podemos fazer isso inconscientemente. Precisamos conscientemente compreender nossa motivação, valorizar o estresse, e lutar pelo conforto que procuramos indiretamente. Precisamos entender que o estresse é necessário.

Se pudermos fazer isso, já não estaremos em guerra com nós mesmos.

1-WarriorsWaylogo_

O livro “The Rock Warrior Way – Mental Training for Climbing” está à venda traduzido para a língua portuguesa no Brasil em: http://www.companhiadaescalada.com.br/

Tradução do original em inglês: Gabriel Veloso

Comente agora direto conosco

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.