Site espanhol faz análise de acidente de escalada pelo mau uso de equipamento

Você sabe qual é o melhor equipamento de escalada para a sua segurança? Apesar do que tenha respondido a opção correta é: Aquele que você domina e SABE utilizar. Independente de marca, modelo e longevidade. Isso porque o melhor equipamento nas mãos de alguém que não sabe usa-lo corretamente, é sinônimo de acidente.

O equipamento de escalada que está frequentemente envolvido em acidentes é o Grigri, um dos sucessos de mercado da marca francesa Petzl. Várias pesquisas foram realizadas e o freio auto-blocante da marca é o mais usado por escaladores em todo o mundo o que, ao menos justificaria estatisticamente, a quantidade de acidentes reportados.

Isso significa que o equipamento é ruim? Não, significa na verdade que o usuário não o utiliza corretamente e, consequentemente, haverá um momento que acontecerá um acidente. Para aprender corretamente o uso deste, ou de qualquer outro equipamento de segurança, é necessário ter realizado um curso de escalada com um profissional reconhecido e, no momento de manipular algo novo, instrução correta.

Não é novidade para ninguém que durante um passeio em qualquer local de escalada facilmente se vê uma quantidade considerável de pessoas que não sabem prover segurança corretamente. Não somente com o Grigri, mas também com ATC, oito, etc. O argumento comumente usado quando alguém é abordado executando um procedimento incorreto é: “Mas eu sempre usei assim e nunca tive problema”. A partir deste argumento é fácil compreender que a pessoa da segurança, assim como o escalador, assume que o risco de um acidente é maior.

Quando há um acidente todos perdem e caso no local houver os “abafadores” de histórias, aqueles mesmos que esbravejam em notícias de acidentes (porque querem esconder) escolhem manter a ignorância do que difundir a informação. Afinal mentir é o caminho mais fácil.

Em um vídeo divulgado pelo site espanhol encorda2 (um jogo de palavras para a palavra encordados), um grave acidente com um escalador, e seu segurador, é analisado a partir de imagens captadas pelo acidente. No vídeo, em espanhol, todo o procedimento CORRETO de manipulação do grigri é realizado.

O blog é especializado em conteúdo de segurança em montanha. Assista ao vídeo no topo do texto.

E você sabe REALMENTE usar o grigi? Deixe seu ego de lado no momento desta autoanálise. Saiba mais em artigo exclusivo sobre o uso do grigri aqui.

Comente agora direto conosco

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.