Site espanhol faz análise de acidente de escalada pelo mau uso de equipamento

Você sabe qual é o melhor equipamento de escalada para a sua segurança? Apesar do que tenha respondido a opção correta é: Aquele que você domina e SABE utilizar. Independente de marca, modelo e longevidade. Isso porque o melhor equipamento nas mãos de alguém que não sabe usa-lo corretamente, é sinônimo de acidente.

O equipamento de escalada que está frequentemente envolvido em acidentes é o Grigri, um dos sucessos de mercado da marca francesa Petzl. Várias pesquisas foram realizadas e o freio auto-blocante da marca é o mais usado por escaladores em todo o mundo o que, ao menos justificaria estatisticamente, a quantidade de acidentes reportados.

Isso significa que o equipamento é ruim? Não, significa na verdade que o usuário não o utiliza corretamente e, consequentemente, haverá um momento que acontecerá um acidente. Para aprender corretamente o uso deste, ou de qualquer outro equipamento de segurança, é necessário ter realizado um curso de escalada com um profissional reconhecido e, no momento de manipular algo novo, instrução correta.

Não é novidade para ninguém que durante um passeio em qualquer local de escalada facilmente se vê uma quantidade considerável de pessoas que não sabem prover segurança corretamente. Não somente com o Grigri, mas também com ATC, oito, etc. O argumento comumente usado quando alguém é abordado executando um procedimento incorreto é: “Mas eu sempre usei assim e nunca tive problema”. A partir deste argumento é fácil compreender que a pessoa da segurança, assim como o escalador, assume que o risco de um acidente é maior.

Quando há um acidente todos perdem e caso no local houver os “abafadores” de histórias, aqueles mesmos que esbravejam em notícias de acidentes (porque querem esconder) escolhem manter a ignorância do que difundir a informação. Afinal mentir é o caminho mais fácil.

Em um vídeo divulgado pelo site espanhol encorda2 (um jogo de palavras para a palavra encordados), um grave acidente com um escalador, e seu segurador, é analisado a partir de imagens captadas pelo acidente. No vídeo, em espanhol, todo o procedimento CORRETO de manipulação do grigri é realizado.

O blog é especializado em conteúdo de segurança em montanha. Assista ao vídeo no topo do texto.

E você sabe REALMENTE usar o grigi? Deixe seu ego de lado no momento desta autoanálise. Saiba mais em artigo exclusivo sobre o uso do grigri aqui.

Comente agora direto conosco

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.